Temer prioriza campanha de Roseana Sarney, a mais rica do MDB

Roseana Sarney é a candidata que recebeu o maior volume de recursos do diretório nacional do PMDB, partido do presidente Michel Temer.

Os jornais O Globo e O Estado de São Paulo destacam que a candidatura da filha de José Sarney embolsou vultosos R$ 8 milhões do seu partido. Ela abocanhou cifra maior até mesmo do que Renan Filho, filho do cacique alagoano Renan Calheiros.

A influência do seu pai pode ter sido decisiva para a destinação da pomposa verba partidária para Roseana. Mesmo aposentando, Sarney ainda se mantém ativo na política, atua como conselheiro de Temer e se esforça na eleição de Roseana para não ver sepultado seu grupo político.

Mas os recursos milionários podem não fazer diferença. Roseana tem limitado tempo de TV, poucas adesões políticas e rejeição colossal. Até agora sua campanha vem sendo motivo de chacota nas redes sociais pelos fracassos de público em comícios no interior do Maranhão.

Roseana Sarney durante comício nesta sexta-feira (31) na cidade de Igarapé do Meio

Primeiro dia de programas eleitorais marcado por ausências e resgates de histórias

A propaganda eleitoral obrigatória na TV teve início nesta sexta-feira (31) com algumas observações. Os candidatos Odívio Neto (PSOL) e Roberto Rocha (PSDB) não exibiram seus programas eleitorais.

A assessoria de comunicação do candidato do PSOL informou que teve um problema com prazos na produtora de vídeo, e que deve corrigir o erro para que que exibição do material ocorra pela noite, dentro da propaganda eleitoral obrigatória.

A assessoria de comunicação do candidato do PSDB disse que ainda não tem informações sobre o motivo da falha de exibição, mas ainda na tarde de hoje vai ser divulgada a informação.

Maura Jorge, do PSL, teve pouco mais de dez segundos para tentar convencer o eleitor. A candidata não falou em sua primeira oportunidade de programa, preferiu a participação de uma atriz que comparou a abertura de espaço na TV a uma feira e usou bananas. “Bananas pra vocês”, dizia a atriz.

O candidato do PSTU, Ramon Zapata, apenas chamou o eleitor para conhecer suas redes sociais.

O candidato à reeleição Flávio Dino (PCdoB) foi o primeiro da sequência de candidatos a ter o programa exibido. Com destaque para algumas de suas obras e políticas públicas, tendo como personagens os próprios maranhenses, mostrando que o governo para todos é feito por todos.

A candidata Roseana Sarney (MDB) fez um resgate de sua história, e fez questão de passar a ideia de que o seu sobrenome “Sarney” é o que menos importa dentro do processo de escolha do eleitor. Na tentativa de tranquilizar o eleitor, afirmou que, se for eleita, vai dar continuidade às obras e programas de governo de Flávio Dino, um reconhecimento de que o trabalho do seu sucessor que tem dado certo. Uma produção de pouco mais de dois minutos e 30 segundos, que reforçou os quatro mandatos à frente do governo, com muitas fotos antigas da candidatas, mas que acabaram esquecendo de mostrar as realizações.

Prefeitura proíbe venda de bebidas em garrafas de vidro durante comemoração do aniversário da cidade

A Prefeitura de São Luís, por meio do Decreto nº 51.209, está proibindo a comercialização de bebidas alcoólicas e não alcoólicas em garrafas ou recipientes de vidro, na Praça Maria Aragão e seu entorno, durante as festividades de comemoração do aniversário de 406 anos de São Luís. O decreto é válido entre os dias 2 e 9 de setembro, das 18h às 2h. A medida visa garantir a segurança do público que participará dos eventos no local.

O secretário municipal de Cultura, Marlon Botão, destaca que a medida é necessária para garantir a segurança, tanto do público quanto dos trabalhadores. “A Prefeitura decreta em todos os eventos que realiza esta proibição. O objetivo é garantir a segurança nas festividades, especialmente nestas que serão realizadas em comemoração ao aniversário de São Luís. Esperamos um público grandioso e queremos que todos possam aproveitar da melhor maneira. Isso demonstra a preocupação da gestão do prefeito Edivaldo com o público que participará das comemorações”, diz o secretário.

A medida visa também colaborar com o trabalho da Polícia Militar, que estará atuando durante as festividades, na prevenção de ocorrências onde este tipo de material possa ser utilizado como arma. O decreto determina, ainda, a interdição imediata e a apreensão das mercadorias nos pontos de venda que estiverem descumprindo as normas estabelecidas pelo poder público municipal.

O serviço de fiscalização conta com a atuação da Blitz Urbana, órgão ligado à Secretaria Municipal de Urbanismo e Habitação (Semurh), que também acompanha o trabalho do comércio informal, especialmente dos vendedores ambulantes cadastrados para a venda no entorno da Praça Maria Aragão. “Esse é um trabalho recorrente. A intenção do poder público é garantir a tranquilidade das festas, trabalhando conjuntamente em prol dos cidadãos”, ressalta o secretário adjunto de Fiscalização e diretor da Blitz Urbana, Joaquim Azambuja.

O que os candidatos preparam para o primeiro dia de propaganda na TV…

Começou nesta sexta-feira (31) a propaganda eleitoral obrigatória no rádio e na TV. Logo cedo, às 7h, foram ao ar pelo rádio os primeiros programas eleitorais de 2018.

Destacando aqui a polarização dos candidatos ao governo do Maranhão, Roseana Sarney (MDB) e Flávio Dino (PCdoB), cada um já mostrou no rádio como deve ser o ritmo de seus programas. Roseana reforçando a figura da mulher, forte e maranhense. Flávio mostrando que o seu mandato tem sido “com e para todos”.

Chamada do primeiro programa eleitoral de Flávio Dino (PCdoB)

A expectativa é quanto aos programas de TV. Dino fez circular uma prévia do que deve vir em seu primeiro programa, destacando o trabalho verdadeiro de mudança com foco nos que realmente mais precisam, mostrando os programas e ações de governo que deram certo como o Escola Digna, Mais Asfalto, Mais Saúde, além das grandes obras entregues, não só na capital, mas em todo o Maranhão como os Hospitais Macrorregionais e os IEMA’s.

O programa de Roseana ainda é uma incógnita. Se seguir a linha do programa de rádio, o sobrenome “Sarney” não deve ser destaque, mas deve relembrar os vários anos que esteve à frente da administração estadual.

O certo é que, nas inserções, que são propagandas de 15 e 30 segundos dentro das programações das emissoras, Roberto Rocha (PSDB) veio contando um pouco de sua história política. Roseana justificou porque volta a concorrer mesmo depois de ter anunciado “aposentadoria” e destacou a importância do sucessor dar continuidade às obras deixadas pelo governo anterior, e Dino ressaltou que a mudança chegou com ações eficazes em educação e outras áreas, afirmando também que acabou a era em que o Maranhão era administrado por apenas poucos, se referindo às décadas governadas pelo grupo Sarney.

Inserção de Roberto Rocha (PSDB)

Inserção de Roseana Sarney (MDB)

A propaganda obrigatória na TV começa às 13h. Flávio Dino terá 4 minutos e 22 segundos, Roseana Sarney terá 2 minutos e 32 segundos, Roberto Rocha (PSDB) terá 1 minuto e 29 segundos e Odívio Neto (PSOL), Maura Jorge (PSL) e Ramon Zapata (PSTU) vão ter disponíveis 14, 11 e 9 segundos, cada.

Além dos programas eleitorais, já houve uma divisão das inserções diárias, na programação, tanto no rádio como na TV, Dino terá direito a 478 inserções, Roseana 277, Roberto Rocha 162. Odívio Neto 27, Maura Jorge 20 e Ramon Zapata 16 aparições.

Já iniciaram também as inserções diárias dos candidatos a deputado estadual e federal. A propaganda eleitoral vai até o dia 4 de agosto, seguindo determinação da justiça eleitoral.

A mãe d’água voltou …

A escultura foi instalada na fonte que passou por reforma. Foto Daniela Bandeira

As obras de requalificação de praças de São Luís já estão em fase final, algumas inaugurações vão fazer parte da programação do aniversário de São Luis, que completa no dia 8 de setembro de 406 anos de história.

A fonte da praça Dom Pedro II, no Centro Histórico, também passou por reformas e quem voltou para o local foi a escultura da Mãe d’Água, esculpida pelo artista Newton Sá, que havia ficado temporariamente nos jardins do Museu Artístico e Histórico do Maranhão.

Escultura ficava guardada no Museu Histórico e Artístico do Maranhão

Na reforma e restauração da Praça Dom Pedro II e seu entorno, incluindo a Avenida Pedro II e a Praça da Mãe d’Água, estão contemplados serviços como a recomposição de toda a pavimentação em pedra portuguesa; iluminação substituída e ampliada com novas instalações; mobiliário urbano e lixeiras; além de projeto paisagístico com preservação das espécies existentes e complementação com outras novas.

Bancos e lixeiras foram instaladas, assim como foram preservadas e iseridas novas espécies para garantir arborização do local.

A obra é executada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Na­­cional (Iphan), em parceria com a Prefeitura de São Luís.

Vem aí nova rodada de pesquisas eleitorais

Estão programados para serem divulgados dia 1° de setembro os levantamentos dos institutos Econométrica e Data Ilha.

As duas pesquisas foram encomendadas por emissoras de TV e tendem a realizar um universo maior de entrevistas do que antes da definição dos seis candidatos ao governo do Estado, superior a mil pessoas.

Encomendada pela TV Guará, a pesquisa Econométrica apresentará resultados após ouvir 1407 pessoas entre os dias 25 e 26.

Já a TV Difusora optou por contratar o Data Ilha, na pesquisa mais ampla até o momento, com 2034 pessoas ouvidas entre os dias 27 e 30.

Na semana que passou foram divulgados os resultados de pesquisa do Ibope e da Exata.

Mais 10 ônibus novos são entregues pela Prefeitura de São Luís

Os dez (10) ônibus novos foram entregues nesta terça-feira (28), ao sistema de transporte coletivo pela Prefeitura de São Luís, como parte das ações de renovação da frota.

O sistema de transporte vem passando por um remodelamento definido pelo prefeito Edivaldo Holanda Jr. Os ônibus entregues às empresas Primor e Viper/ consórcio Upaon-Açu, beneficiarão os usuários das regiões da Cidade Operária e do Turu, em São Luís.

“O transporte público é um dos legados que a nossa gestão deixa para a cidade. Com a entrega destes ônibus, estamos chegando ao todo com 240 ônibus novos, com ar-condicionado, inseridos no Sistema. Ao longo dos cinco anos e meio de gestão já conseguimos renovar 73% da frota”, disse o prefeito Edivaldo.

Todos os novos veículos seguem os padrões determinados pela licitação e são equipados com ar-condicionado, são adaptados com elevadores para uso dos portadores de necessidades especiais e possuem três portas, que facilitam o embarque e o desembarque de passageiros, principalmente nos Terminais de Integração.

Os novos ônibus serão inseridos em substituição a veículos do ano de 2008/2009 sem ar-condicionado e beneficiarão cerca de 15 mil usuários.

Ainda fazem parte das ações da Prefeitura, a vistoria intensiva das condições de conservação, segurança e higienização dos veículos que prestam o serviço de transporte coletivo em São Luís. Todo o trabalho é desenvolvido pela Secretaria de Trânsito e Transportes (SMTT) e está amparado na Lei Municipal 3.430/96, que prevê a realização do procedimento duas vezes ao ano.

Maranhão é exemplo quando o assunto é redução de taxa de homicídios, aponta portal G1

O portal de notícias G1 colocou o Maranhão entre os três (3) estados como exemplo do país com “resultados consistentes na redução das taxas de homicídios”. Além do Maranhão, o G1 mostra que Paraíba e Brasília também apresentam dados que apontam queda no ‘Monitor da Violência’.

O governador do Maranhão Flávio Dino (PCdoB) usou suas redes sociais para manifestar sua satisfação em fazer parte dos “Exemplos do país” de bons resultados no combate à violência.

“Apesar do sinal amarelo seguir aceso, alguns estados vêm conseguindo resultados consistentes na redução das taxas de homicídios. Paraíba e Maranhão, no Nordeste, e Brasília são três exemplos. Ainda faltam investigações e estudos mais detalhados para compreender como esses estados estão alcançando esses resultados – o que deve ser uma missão a ser enfrentada por este Monitor da Violência”, descreveu o G1 em matéria especial sobre a violência no Norte e Nordeste do Brasil.

Eles são donos do Temer”, diz Flávio Dino sobre o grupo Sarney

“Os que botaram o Temer aí querem me responsabilizar. Eles são donos do Temer, da recessão, da crise, do caos”. Com essa afirmação, o governador Flávio Dino explicou uma série de ataques que vem sofrendo do grupo Sarney que nada tem relação com o governo estadual, mas sim com o governo do presidente Michel Temer.

Em entrevista na sabatina da TV Guará, na noite desta segunda-feira (27), Dino destrinchou as dificuldades vividas pelos governos estaduais na maior crise econômica da história do Brasil, que é decorrente do golpe, da instabilidade política e do “desastrado” – como classificou o governador – presidente Michel Temer.

Ele lembrou que o aumento de 16% na conta de energia é uma medida tomada pelo Governo Federal, por meio a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) – que tem como diretor um indicado por José Sarney –, e que os governos estaduais ficam de mãos atacadas, já que a Cemar é uma empresa privada, que foi terceirizada nos primeiros governos de Roseana.

Flávio Dino atribuiu também o aumento da criminalidade no Brasil à crise econômica que o país vive, sobretudo nos últimos dois anos sob o comando de Michel Temer. Ele comemorou o fato de o Maranhão andar na contramão dessa realidade e sublinhou que São Luís saiu da lista das 50 cidades mais violentas do mundo por conta de investimentos sérios durante a sua gestão.

Assembleia Legislativa do Maranhão esvaziada

A semana começou com pouquíssimos parlamentares na sessão plenária da Assembleia Legislativa do Maranhão.

Nesta segunda-feira (27) estiveram presentes apenas seis (6) deputados estaduais: Othelino Neto, Glaubert Cutrim, Fábio Macedo, Francisca Primo e Josimar de Maranhãozinho.

O ritmo no parlamento estadual é de momento eleitoral, a maioria dos deputados defende à reeleição, então muitos se ausentam das sessões para reforçar as alianças e parcerias nas suas bases eleitorais.

Há exceções, como Stenio Rezende que segue internado no Hospital UDI, após acidente no final de semana sofrido com motorista Davy Araújo e sua esposa Andreia Rezende. Ela que é a candidata à deputada estadual. A assessoria do deputado divulgou nota oficial sobre o estado de saúde dos envolvidos no acidente.

NOTA OFICIAL

A Assessoria de Comunicação do deputado estadual e da sua esposa Andreia Rezende, candidata ao pleito estadual 2018, vem a público comunicar o boletim médico dos envolvidos no acidente automobilístico na madrugada do último domingo (26), divulgado pelo Hospital São Domingos no final da manhã desta segunda-feira (27). O deputado Stenio Rezende encontra-se estabilizado, consciente e orientado, internado na UTI do hospital, para tratamento intensivo. Apresenta lesões pelo corpo, devido impacto do acidente, que já estão sendo tratadas. Os exames iniciais de imagem evidenciaram fratura no ombro direito, já em acompanhamento com a Ortopedia.
A candidata a deputada estadual, Andreia Rezende, no momento encontra-se estabilizada e consciente. Já foi submetida a tratamento cirúrgico da lesão. Permanece sob vigilância e cuidados clínicos na UTI.
O motorista Davy Araújo, foi submetido a tratamento cirúrgico por apresentar fratura exposta na perna direita. Está estável e permanecerá internado sob observação médica.
Por fim, a Assessoria agradece em nome dos envolvidos, os primeiros cuidados realizados pelas ambulâncias do município de Satubinha, o atendimento prestado pelos Macros de Santa Inês e Bacabal, o transporte aéreo realizado pelo GTA, o atendimento médico de toda equipe do Hospital São Domingos e a todas autoridades e pessoas que enviaram e ainda enviam orações, mensagens de apoio e acalentamento.