Aulas presenciais na rede estadual retomam na segunda-feira

A retomada das aulas da rede estadual de ensino será na segunda-feira (2), com o ensino híbrido assíncrono, de forma que os estudantes terão momentos presenciais e não presenciais ao longo da semana. Para mais de 300 mil estudantes da rede estadual de ensino, espalhados nos 217 municípios maranhenses, é hora de voltar às atividades nas escolas

As turmas serão divididas em grupos que deverão revezar-se, de acordo com a organização pelas equipes gestora e docente, respeitando as particularidades de cada comunidade escolar. No caso das escolas com condições para desenvolvimento das atividades de forma síncrona, estas podem optar por este formato. As unidades de ensino têm autonomia para definirem a melhor forma de revezamento.

Para garantir que a volta seja de forma mais segura possível, a rede foi totalmente preparada, observando os protocolos de biossegurança. As escolas irão dispor de termômetro infravermelho para aferição da temperatura na entrada; o uso de máscaras é obrigatório para todos e em todos os ambientes da escola; será colocado álcool em gel em pontos estratégicos nos corredores, assim como água e sabão para assepsia das mãos. Além disso, as aulas híbridas garantem a redução, pela metade, da quantidade de alunos em sala de aula, para que seja mantido o distanciamento, também nos demais espaços de uso coletivos.

 

Eleições 2022: pesquisas apontam segundo turno no Maranhão

Os últimos levantamentos sobre a disputa pelo Governo do Maranhão mostram que existe forte possibilidade de acontecer um segundo turno no estado. A disputa é totalmente incerta.

Mesmo indicando que não irá disputar uma nova eleição para o governo, Roseana Sarney (MDB) ainda é um dos nomes que figura nas pesquisas de intenções de votos.

O cenário é muito diferente de 2014 e de 2018, quando o agora governador Flávio Dino (PSB) sempre aparecia com mais de 50% nas pesquisas e foi eleito com 63,52% e 59,29%, respectivamente.

Tudo pode mudar com a definição do nome que concorrerá pelo grupo governista. Atualmente, o senador Weverton Rocha (PDT) vem à frente das pesquisas, seguido do vice-governador Carlos Brandão (PSDB).

Sessões na Assembleia de terça a quinta-feira

A Assembleia Legislativa do Maranhão retorna aos trabalhos presenciais na próxima segunda-feira (2), conforme as determinações da Resolução Administrativa nº 538/ 2021, da Mesa Diretora, publicada no Diário Oficial desta sexta-feira (30). Agora, as sessões plenárias no formato híbrido (presencial e remoto) serão realizadas às terças, quartas e quintas-feiras.

O presidente do Legislativo maranhense, deputado Othelino Neto (PCdoB), afirmou que a volta do expediente normal será feita passo a passo e com muito rigor. “Tomaremos todos os cuidados sanitários necessários para preservar a saúde de todos. As nossas sessões plenárias híbridas acontecerão às terças, quartas e quintas-feiras, permitindo ao parlamentar participar tanto na forma presencial como remotamente, se assim o desejar”, declarou Othelino.

As sessões solenes também retornarão a partir do dia 2 de agosto, limitadas a apenas duas por mês e serão realizadas no modo híbrido, com o número máximo de 10 convidados por evento, e transmitidas pela TV Assembleia e redes sociais.

Os serviços e atividades regulares da Casa voltarão na forma presencial, no horário de expediente das 8h às 18h. Servidores públicos, colaboradores e prestadores de serviços devem retornar ao exercício de suas atividades presenciais a partir do próximo dia 2 de agosto, exceto as mulheres grávidas.

Acesso

Ainda de acordo com a Resolução, será permitido o acesso ao Plenário de apenas um assessor por deputado, durante as sessões ordinárias e extraordinárias, no total de 20, obedecendo ao sistema de rodízio. Está vedado o acesso dos servidores e do público em geral à galeria. As reuniões das Comissões Permanentes e Temporárias serão realizadas apenas na forma presencial, sem público, não sendo adotado o sistema híbrido.

Já as audiências públicas das Comissões Permanentes e Temporárias poderão ser realizadas na forma híbrida (presencial e remota) ou apenas presencial. Nos dois casos, deverão obedecer ao limite de 50% da capacidade do local de realização – Plenarinho, auditórios ou salas das Comissões.

A Resolução Administrativa determina, ainda, que o uso das máscaras faciais de proteção é obrigatório para todas as pessoas dentro das instalações da Assembleia Legislativa.

Tripulantes de navio do Panamá que está em São Luís, testam positivo para Covid-19

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) informou que monitora a tripulação do navio ‘MV Pipit Arrow’ do Panamá, após um dos tripulantes testar positivo para a Covid-19.

A embarcação está atracada em uma área de fundeio na Baía de São Marcos, em São Luís. O navio de bandeira do Panamá saiu da Bahia e chegou a São Luís em 19 de julho.

A Anvisa foi notificada da suspeita e determinou o isolamento do tripulante e a embarcação foi colocada em quarentena. Até o momento, não foi confirmado se o tripulante foi infectado com algum tipo de variante do novo coronavírus.

A agência determinou a testagem de toda a tripulação e proibiu o embarque e desembarque de passageiros do navio. A Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP) reforçou que o navio só vai atracar em São Luís, após a liberação da Anvisa.

Eleições 2022: Econométrica aponta liderança de Lula no Maranhão

O instituto de pesquisas Econométrica avaliou a disputa presidencial no Maranhão. O ex-presidente Lula lidera com 59,5%, enquanto o presidente Bolsonaro aparece com 23,4%.

O ex-ministro Ciro Gomes soma 6,5%, Sérgio Moro aparece com 1,3%, o governador João Dória está com 1,2% e o ex-ministro Henrique Mandetta, apenas 0,7%. Nenhum/Branco/Nulo somam 3,6% e não sabe/não respondeu somam 3,9%.

O presidente Bolsonaro lidera o quesito rejeição com 68,5%. João Doria tem 28,5%, Lula 27,8%, Ciro Gomes 25,6%, Sérgio Moro 23,5% e Mandetta 14,3%.

A pesquisa foi contratada pelo programa Ponto e Vírgula e ouviu 1.616 pessoas, entre 22 e 25 de julho, com margem de erro de 2,4 pontos percentuais, para mais ou para menos, e nível de confiabilidade de 95%.

Receita paga restituições do terceiro lote do Imposto de Renda, nesta sexta (30)

A Receita Federal paga nesta sexta-feira (30) as restituições do terceiro lote do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF) 2021. Esse será o maior lote de restituição da história em número de contribuintes. Ao todo, 5.068.200 pessoas físicas receberão R$ 5,8 bilhões.  Desse total, 4.913.343 contribuintes entregaram a declaração até 18 de maio.

O restante tem prioridade legal, sendo 13.985 contribuintes idosos acima de 80 anos, 95.298 contribuintes entre 60 e 79 anos, 8.987 contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave e 36.616 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério.

Inicialmente prevista para terminar em 30 de abril, o prazo de entrega da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física foi encerrado em 31 de maio por causa da segunda onda da pandemia de covid-19. Apesar do adiamento, o calendário original de restituição foi mantido, com cinco lotes a serem pagos entre maio e setembro, sempre no último dia útil de cada mês.

Como consultar

A consulta pode ser feita na página da Receita Federal da internet. Basta o contribuinte clicar no campo Meu Imposto de Renda e, em seguida, Consultar Restituição. A consulta também pode ser feita no aplicativo Meu Imposto de Renda, disponível para os smartphones dos sistemas Android e iOS.

Quem não está na lista pode consultar o extrato da declaração para verificar eventuais pendências. Nesse caso, o contribuinte deverá entrar na página do Centro Virtual de Atendimento da Receita (e-CAC) e verificar se há inconsistências de dados. Nesta hipótese, o contribuinte pode avaliar as inconsistências e fazer a autorregularização, mediante entrega de declaração retificadora.

A restituição fica disponível no banco durante um ano. Caso o valor não seja creditado, o contribuinte poderá contatar pessoalmente qualquer agência do Banco do Brasil ou ligar para a Central de Atendimento da Receita por meio do telefone 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos) para agendar o crédito em conta-corrente ou poupança, em seu nome, em qualquer banco.

Prefeitura credita a segunda parcela do Auxílio Cidadão aos ribamarenses

Mais uma excelente notícia aos ribamarenses. Foi realizado, nesta quinta-feira (29), o depósito da segunda parcela do Auxílio Cidadão pela prefeitura de São José de Ribamar para os beneficiários do programa.

Para saber mais sobre o processo, é necessário consultar o aplicativo auxílio cidadão, principalmente aqueles que ainda não retiraram seu cartão.

O uso do auxílio é feito por meio do cartão cidadão em mais de 60 estabelecimentos credenciados em toda cidade.

Essa é mais uma conquista a ser comemorada junto à população Ribamarense, pois a prefeitura tem se empenhado para garantir ferramentas e amparar as famílias que mais precisam.

Nesse primeiro momento, 4.829 famílias foram beneficiadas e receberão o valor total de 360 reais, dividido em três parcelas de R$ 120,00.

É a prefeitura Cuidando da nossa gente!

O programa Auxílio Cidadão atenderá 10 mil famílias, pois o recurso já está garantido pela prefeitura de São José de Ribamar.

Antecipação da segunda dose só após todos os adultos vacinados, diz Carlos Lula

O secretário de Estado da Saúde do Maranhão e presidente do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), Carlos Lula, confirmou, nas redes sociais, que, pelo menos por enquanto, o Ministério da Saúde não vai autorizar um protocolo de antecipação da aplicação de segunda dose de vacinas contra a Covid-19 no Brasil.

De acordo com Lula, a prioridade será a conclusão da aplicação de primeiras doses em toda a população adulta. Ele também informou que o Ministério da Saúde deverá incluir oficialmente a vacinação de adolescentes de 12 a 17 anos no Plano Nacional de Imunização, algo que já vem sendo feito em São Luís.

Apesar de ainda não oficialmente definido pelo Ministério da Saúde, algumas prefeituras do Brasil e do Maranhão têm citado um documento da própria SES para embasar antecipação de segundas doses de AstraZeneca. Em alguns casos, as cidades tem antecipado de três para dois meses o período entre as duas doses.

Concurso: Banco do Brasil prorroga inscrições

As inscrições para o concurso do Banco do Brasil foram prorrogadas até o próximo dia 7 de agosto no Maranhão. O certame está oferecendo 141 vagas, de início imediato e cadastro de reserva no estado. As inscrições podem ser realizadas pela internet, pelo site da Cesgranrio, pelo valor de R$ 38.

O concurso público está oferecendo vagas para as áreas de escriturário nas modalidades Agente Comercial e Agente de Tecnologia. O cargo possui nomenclaturas específicas para uso no relacionamento com o mercado, que variam de acordo com a unidade em que o funcionário está lotado. O edital está disponível no link: https://www.cesgranrio.org.br/concursos/evento.aspx?id=bb0121.

Para este concurso, os candidatos podem concorrer para agente comercial, que trabalha na rede de agências do Maranhão. Os candidatos precisam ter certificado de conclusão ou diploma de curso de nível médio, e idade mínima de 18 anos completos, até a data da contratação.

Provas – As provas vão ser realizadas no dia 26 de setembro nas cidades de São Luís, Imperatriz, Timon e Balsas. O concurso terá provas objetivas e redação, previstas para o dia 26 de setembro, e seguirá os protocolos de prevenção à Covid-19.

As provas objetivas terão questões de Conhecimentos Básicos (25 questões): Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Matemática e Atualidades do Mercado Financeiro; e Conhecimentos Específicos (45 questões), de acordo com a vaga pretendida.

Remuneração – A remuneração inicial é de R$ 3.022,37, para jornada de 30 horas semanais. O Banco do Brasil oferece ainda ajuda alimentação/refeição de R$ 831,16 por mês e, cumulativamente, concede cesta alimentação no valor mensal de R$ 654,87.

OLIMPÍADAS: Rebeca Andrade conquista a prata na ginástica artística

O sorriso de Rebeca Andrade, logo após o primeiro salto que abriu sua participação na final do individual geral da ginástica artística, já dizia como seria aquela disputa. Ela começou brilhando e terminou como vice-campeã olímpica nos Jogos de Tóquio na maior façanha de uma ginasta brasileira na história.

A paulista de Guarulhos, de 22 anos, pareceu não ter sentido a pressão por um bom desempenho, que aumentou depois de a favorita Simone Biles desistir de competir para cuidar de sua saúde mental. Mesmo sem a melhor ginasta da atualidade na disputa, Rebeca deu um show de talento e conquistou um resultado histórico no Centro de Ginástica de Ariake.

A brasileira, que nos Jogos do Rio tinha ficado na 11ª posição no individual geral, totalizou 57.298 pontos na soma dos quatro aparelhos, ficando na segunda posição. A medalha de ouro ficou com Sunisa Lee, dos Estados Unidos, e o bronze com Angelina Melnikova, do Comitê Olímpico Russo. Rebeca ainda vai atrás de mais dois pódios no Japão porque está nas finais de salto e do solo. E o ouro só não veio por causa de dois erros no solo, sua especialidade.