Prefeito Fred Campos inaugura mais uma escola moderna em Paço do Lumiar e reforça investimentos na educação


A Prefeitura de Paço do Lumiar deu mais um importante passo para fortalecer a educação pública do município com a inauguração da Escola Municipal Profª Rosângela de Jesus Bruzaca Oliveira, localizada na Vila Epitácio Cafeteira. A entrega da nova unidade escolar foi realizada nesta quinta-feira (11) pelo prefeito Fred Campos, que segue investindo na modernização da rede municipal de ensino e na melhoria das condições de aprendizagem dos estudantes luminenses.

A cerimônia contou com a presença da primeira-dama Maedja Campos, do secretário municipal de Educação, Professor Fábio Henrique, vereadores, professores, alunos, pais e moradores da comunidade, que celebraram a chegada de uma escola ampla, moderna e equipada para atender às necessidades da educação do século XXI.
Projetada para oferecer mais conforto, acessibilidade e qualidade no ensino, a escola dispõe de 13 salas de aula totalmente climatizadas, laboratório de informática, sala de recursos, sala maker, biblioteca e auditório. O espaço também conta com salas destinadas à coordenação pedagógica, professores, gestão escolar e administração, além de cozinha, despensa, banheiros para funcionários e docentes e depósito de material de limpeza.

A nova estrutura foi pensada para proporcionar um ambiente acolhedor, seguro e estimulante para o desenvolvimento educacional das crianças e jovens da região.

Quem aprovou a novidade foi a estudante Bruna Rafaela, de 10 anos, que agora passa a estudar na nova unidade.
“Eu gostei muito da escola nova. Tudo é muito bonito, organizado e novinho. As salas são bem confortáveis e eu achei muito legal a biblioteca e a sala de informática. Agora eu tenho mais vontade de vir para a escola todos os dias porque o espaço ficou maravilhoso”, afirmou.
A entrega da Escola Municipal Profª Rosângela de Jesus Bruzaca Oliveira reforça uma série de investimentos realizados pela atual gestão na área educacional. Desde que assumiu a Prefeitura, Fred Campos promoveu a climatização de todas as escolas da rede municipal, garantindo mais conforto para alunos e profissionais da educação.

Durante a solenidade, o prefeito destacou que a educação continuará sendo uma das principais prioridades de sua administração.
“Investir na educação é investir no futuro de Paço do Lumiar. Nossa gestão trabalha todos os dias para garantir que nossas crianças tenham acesso a escolas modernas, bem estruturadas e preparadas para oferecer um ensino de qualidade. Esta escola representa mais um compromisso cumprido e mais uma conquista para a população. Estamos construindo oportunidades e transformando vidas por meio da educação”, ressaltou Fred Campos.
Nos últimos meses, a gestão municipal também entregou importantes unidades escolares, como as escolas Vovó Filuca, Elias Ferreira, Girassol, Vicente Pires Sampaio, Vila São José e Ana Letícia, além de outras obras e melhorias que já beneficiam milhares de estudantes em todo o município.

Os investimentos também incluem a entrega de fardamento e kits escolares, bem como a renovação da frota do transporte escolar com ônibus novos e climatizados, reforçando o compromisso da administração municipal com uma educação pública cada vez mais eficiente, inclusiva e de qualidade.
Com mais esta entrega, Paço do Lumiar segue avançando na construção de uma rede de ensino moderna, fortalecendo o aprendizado e oferecendo melhores condições para o desenvolvimento das futuras gerações.

Prefeito Fred Campos abre o Arraial do Viva Maiobão em Paço do Lumiar com grande público e show de Taty Girl

O São João de Paço do Lumiar 2026 começou em grande estilo. Na noite desta sexta-feira (5), o prefeito Fred Campos realizou a abertura oficial do Arraial do Viva Maiobão, que reuniu milhares de pessoas em uma grande celebração da cultura popular maranhense. O evento marcou o início da temporada junina no município, que contará com 18 arraiais espalhados por diversas comunidades ao longo do mês de junho.

Acompanhado da primeira-dama Maedja Campos, das filhas Júlia e Sofia, além de amigos, lideranças políticas e autoridades municipais, Fred Campos participou de toda a programação da primeira noite de festa. Entre os presentes estavam o senador Weverton Rocha, vereadores de Paço do Lumiar e o secretário municipal de Cultura, Esporte e Lazer, Zico.

A programação valorizou a cultura local e reuniu grandes atrações. Passaram pelo palco do Viva Maiobão o Tambor de Crioula Mimo de São Benedito, a Companhia Batuke do Mará, o Bumba Meu Boi Brilho da Juventude de Paço do Lumiar, Andson Mendonça e Banda, Banda Thais Moreno, o aguardado show da cantora Taty Girl e, encerrando a noite, uma apresentação emocionante do Bumba Meu Boi da Maioba.

Um dos momentos mais aguardados foi o show de Taty Girl, que levou o público ao delírio com seus grandes sucessos. Em sua primeira apresentação em Paço do Lumiar, a cantora falou da felicidade de participar da festa.
“Estou muito feliz por estar aqui pela primeira vez em Paço do Lumiar. Encontrei um público maravilhoso, cheio de energia e carinho. Foi um show inesquecível para mim. Quero agradecer pelo convite e dizer que já estou com saudade. Com certeza quero voltar muitas outras vezes para essa cidade tão acolhedora.”, destacou Taty Girl.

Durante a programação, o prefeito Fred Campos também subiu ao palco ao lado da primeira-dama Maedja Campos, cantou com o público e agradeceu a presença dos luminenses e visitantes que prestigiaram a abertura do evento.
“Ver o Viva Maiobão lotado, com famílias reunidas, nossa cultura sendo valorizada e a economia local sendo fortalecida é motivo de muita alegria. Quero agradecer a cada pessoa que veio participar desta grande festa e também ao governador Carlos Brandão, que tem sido um grande parceiro de Paço do Lumiar e contribuído para que possamos realizar um São João cada vez maior e melhor para a nossa população.”, afirmou Fred Campos.

Além das atrações culturais, a abertura movimentou a economia local. Barracas comercializaram comidas típicas, bebidas e artesanato, enquanto vendedores ambulantes participaram da programação utilizando os carrinhos do programa Paço Mais Renda, gerando oportunidades de trabalho e aumento da renda para dezenas de famílias.

A estrutura do evento também contou com reforço na segurança, equipe do SAMU de plantão para atendimento de emergências e um espaço exclusivo para descarte correto de resíduos, garantindo mais organização e conforto para o público. Mais de 20 mil pessoas participaram da abertura no Viva Maiobão.

A programação do Arraial do Viva Maiobão segue durante todo o mês de junho com diversas atrações culturais e musicais. Além dos shows e apresentações folclóricas, o espaço contará com a transmissão dos jogos da Copa do Mundo em telão, proporcionando uma experiência ainda mais completa para o público. Ao todo, serão 18 arraiais espalhados pelo município, fortalecendo as tradições juninas, incentivando a cultura popular, movimentando a economia local e promovendo lazer para toda a população luminense.

Prefeitura de Paço é a primeira do MA a pagar o 13º salário


O prefeito de Paço do Lumiar, Fred Campos, anunciou, por meio de suas redes sociais, o pagamento da primeira parcela do 13º salário dos servidores municipais. O crédito será realizado nesta quarta-feira, dia 03 de junho, beneficiando milhares de trabalhadores da administração pública municipal.

Com a antecipação, Fred Campos se destaca como o primeiro prefeito do Maranhão a efetuar o pagamento da primeira parcela do 13º salário dos servidores municipais em 2026, demonstrando organização financeira e compromisso com a valorização do funcionalismo público.

O anúncio foi feito em tom leve e descontraído. Durante o vídeo publicado nas redes sociais, o prefeito celebrou a boa notícia e aproveitou para interagir com os servidores de forma bem-humorada.

“Tem servidor que já vai acordar com dinheiro na conta. Mas eu vou deixar um conselho: não gastem tudo de uma vez. Está chegando o feriadão, a abertura do nosso São João e ainda tem o Dia dos Namorados. Então aproveitem, mas com responsabilidade”, brincou o prefeito.

A antecipação do benefício injeta recursos na economia local, movimentando o comércio, os serviços e diversos setores do município justamente em um período marcado pelas festividades juninas e pelo aumento da circulação de consumidores.

A gestão municipal tem mantido uma política de equilíbrio financeiro, permitindo o pagamento regular da folha salarial e a realização de investimentos em áreas como infraestrutura, saúde, educação e assistência social, sem abrir mão da valorização dos servidores públicos municipais.

Paço: Fred Campos anuncia Taty Girl no Arraial do Viva Maiobão


O São João de Paço do Lumiar já tem data para começar e uma grande atração confirmada. O prefeito Fred Campos anunciou nesta semana que a cantora Taty Girl será a responsável por abrir a programação do Arraial do Viva Maiobão, na próxima sexta-feira, dia 5 de junho.

O anúncio foi feito ao lado da vice-prefeita Mariana Brandão e reforça o compromisso da gestão municipal em promover uma das maiores programações juninas da história do município. Ao todo, serão 18 arraiais distribuídos em diferentes regiões da cidade, levando cultura, entretenimento e oportunidades para milhares de luminenses.

As festividades começam oficialmente na quinta-feira, dia 4 de junho, com a realização do Arraial da Pindoba, dando início a uma intensa programação que contará com apresentações de grupos folclóricos, danças juninas, manifestações culturais, gastronomia típica e atrações musicais.

A proposta é descentralizar os festejos, garantindo que diversas comunidades possam vivenciar de perto a tradição do São João maranhense, além de movimentar a economia local por meio da geração de renda para comerciantes, empreendedores e trabalhadores da cultura.

Durante o anúncio, o prefeito Fred Campos destacou a importância da parceria com o Governo do Estado para a realização dos festejos. “Quero agradecer ao governador Carlos Brandão pela parceria e pelo apoio que tem dado ao nosso município. Graças a essa união, estamos realizando um São João grandioso, valorizando nossa cultura e levando alegria para todas as regiões de Paço do Lumiar. Convido toda a população para participar dos nossos arraiais, prestigiar nossas brincadeiras e viver conosco esse momento tão especial da cultura maranhense”, afirmou o prefeito.

A expectativa é que milhares de pessoas participem da programação ao longo do mês de junho, fortalecendo ainda mais as tradições culturais e consolidando Paço do Lumiar como um dos principais destinos juninos da Grande Ilha.

Fred Campos entrega cerca de 300 títulos de propriedade para moradores da Comunidade Pau Deitado em Paço do Lumiar

O prefeito de Paço do Lumiar, Fred Campos realizou, no último sábado (30), a entrega de mais de 250 títulos de propriedade para moradores da comunidade Pau Deitado, em mais uma etapa do programa Regulariza Paço. A solenidade aconteceu na Quadra Poliesportiva Vereador Miércio Martins e reuniu centenas de famílias beneficiadas pela iniciativa.

Ao lado da secretária municipal de Receita, Urbanismo e Regularização Fundiária, Tatiane Passos, do senador da República Weverton Rocha, vereadores, secretários municipais, servidores da Prefeitura e lideranças comunitárias, Fred Campos participou da entrega da documentação que garante mais segurança jurídica e dignidade aos moradores.
Além do título de propriedade, os beneficiários receberam também o registro do imóvel e o memorial descritivo, garantindo a documentação completa de suas residências.

Com a entrega em Pau Deitado, o programa Regulariza Paço já beneficiou moradores dos bairros Santa Clara, Presidente Vargas, Mojó, Tendal, Vila Cafeteira, Cohabiano X, Altos do Laranjal, Paranã I e II e Pau Deitado. Em apenas um ano e meio de gestão, a administração municipal já beneficiou mais de 5 mil famílias com o Regulariza Paço em todo o município.
Uma das beneficiadas foi a moradora Maria dos Remédios, que recebeu a documentação completa de sua residência e comemorou a conquista.”Esperei muitos anos por esse momento. Hoje recebo o título da minha casa, junto com toda a documentação, e isso traz muita tranquilidade para minha família. Sou muito grata ao prefeito Fred Campos e a toda a equipe que trabalhou para tornar esse sonho realidade. É uma felicidade enorme”, disse ela.

Durante o evento, Fred Campos destacou a importância do Regulariza Paço para a vida das famílias luminenses e reafirmou o compromisso de ampliar o programa para outras comunidades. “Esse é um dos momentos mais gratificantes da nossa gestão. Ver as famílias recebendo a documentação definitiva dos seus imóveis significa garantir dignidade, segurança e cidadania. Fico extremamente feliz em participar dessa conquista ao lado da nossa população. Quero agradecer ao senador Weverton Rocha pela parceria e pelos investimentos que têm contribuído para o desenvolvimento de Paço do Lumiar. E podem ter certeza: vamos continuar avançando. O Regulariza Paço seguirá chegando a mais bairros e transformando a vida de mais famílias”, pontuou Fred Campos.

O programa Regulariza Paço tem se consolidado como uma das maiores ações de regularização fundiária da história de Paço do Lumiar, assegurando o direito à moradia e promovendo mais segurança jurídica para milhares de famílias do município.

Prefeito Fred Campos entrega a 20ª praça da sua gestão em Paço do Lumiar.


O prefeito Fred Campos entregou, nesta quarta-feira (29), a nova Praça Cecília Clemência Brito, localizada entre os loteamentos Santa Clara e Presidente Vargas. Com essa inauguração, a gestão municipal alcança a marca de 20 praças entregues em menos de 1 ano e meio de administração em Paço do Lumiar.

A cerimônia contou com a presença do prefeito Fred Campos, secretários municipais, vereadores, lideranças comunitárias e moradores da região, que acompanharam de perto mais uma importante entrega para o município.

O novo espaço foi pensado para garantir mais lazer, convivência e qualidade de vida para a população. A praça conta com área de vivência, playground e área de zumba, oferecendo um ambiente moderno, organizado e preparado para receber crianças, jovens, adultos e idosos.

Agora, os moradores do Santa Clara e Presidente Vargas passam a contar com um espaço adequado para caminhar no fim da tarde, reunir a família, encontrar os amigos e aproveitar momentos de lazer e convivência.

A dona de casa Leila Diniz comemorou a transformação do local e destacou a mudança que a praça trouxe para a comunidade.“Aqui antes era praticamente um depósito de lixo. A gente nem imaginava que um dia teria uma praça tão bonita assim no nosso bairro. Hoje tá tudo iluminado, organizado e cheio de vida. Agora virou o novo point da comunidade. Quero agradecer ao prefeito Fred Campos por olhar pela gente e transformar esse espaço num lugar digno pra nossa população”, disse ela.
Durante a inauguração, o prefeito Fred Campos falou sobre o avanço das obras e investimentos realizados no município.

“Estamos transformando Paço do Lumiar de verdade. Essa é a 20ª praça que entregamos em menos de 1 ano e meio de gestão. Nosso compromisso é seguir levando infraestrutura, lazer e qualidade de vida para todas as comunidades. Ver as famílias ocupando esses espaços é a maior prova de que estamos no caminho certo”, pontuou Fred Campos.

A entrega da Praça Cecília Clemência Brito faz parte do conjunto de obras de urbanização e revitalização de espaços públicos que vêm sendo realizadas pela Prefeitura de Paço do Lumiar em diversos bairros do município.

Fred Campos inaugura Centro de Especialidades Odontológicas e reforça avanços na saúde de Paço do Lumiar

O prefeito Fred Campos inaugurou, nesta terça-feira (26), o novo Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) de Paço do Lumiar, localizado no Conjunto Novo Horizonte. A entrega reforça o ritmo acelerado de obras e investimentos da atual gestão, que vem realizando entregas em diversas áreas do município semanalmente.

Ao lado da primeira-dama Maedja Campos, da vice-prefeita Mariana Brandão, da secretária municipal de Saúde Ana Lúcia, do presidente da Câmara Fernando Feitosa, vereadores, secretários municipais, servidores e moradores da comunidade, Fred Campos entregou mais um importante equipamento público voltado para a saúde da população luminense.

O novo Centro de Especialidades Odontológicas foi implantado em uma estrutura que havia sido abandonada por gestões anteriores. O espaço foi completamente revitalizado e transformado em uma unidade moderna, preparada para oferecer atendimento odontológico especializado com mais qualidade, conforto e dignidade para a população.

A unidade conta com 4 consultórios odontológicos, 6 especialidades odontológicas, 9 dentistas, laboratório de prótese, sala de raio-x e diversos outros espaços preparados para fortalecer os atendimentos de saúde bucal no município. O CEO possui capacidade para realizar mais de 600 atendimentos por mês.
Os serviços ofertados incluem atendimentos especializados voltados à prevenção, diagnóstico e tratamento odontológico, ampliando o acesso da população aos serviços de saúde bucal especializada em Paço do Lumiar.

Durante a inauguração, a dona de casa Maria Evangelista, moradora do Conjunto Novo Horizonte, destacou a transformação do espaço e comemorou a chegada do novo equipamento de saúde ao bairro. “Antes a gente passava aqui e via tudo abandonado. Hoje a gente entra e vê um espaço bonito, organizado e preparado pra atender a população. Isso deixa a gente feliz porque mostra que as coisas estão mudando de verdade”, afirmou.

Em seu pronunciamento, o prefeito Fred Campos ressaltou que o CEO representa mais um avanço importante da atual gestão na área da saúde pública. “Hoje é um dia histórico para Paço do Lumiar. Estamos entregando um Centro de Especialidades Odontológicas moderno, equipado e preparado para cuidar da nossa população com dignidade. Esse espaço não perde pra nenhum consultório particular. Seguimos trabalhando todos os dias, com entregas acontecendo em todas as áreas do município, porque a saúde continua sendo prioridade na nossa gestão”, declarou o prefeito.

A inauguração do Centro de Especialidades Odontológicas reforça o compromisso da Prefeitura de Paço do Lumiar em ampliar os serviços especializados de saúde e continuar investindo em obras e ações que melhorem a qualidade de vida da população luminense.

Prefeito Fred Campos inaugura nova Praça do Trabalhador e chega à marca de 19 praças entregues em Paço do Lumiar

O prefeito Fred Campos entregou, na última sexta-feira (22), a nova Praça do Trabalhador, no Conjunto Roseana Sarney, consolidando mais um importante avanço na área de lazer e convivência em Paço do Lumiar. A inauguração reuniu o prefeito, vereadores, secretários municipais e a comunidade, em um momento marcado pela celebração de mais uma obra entregue para a população luminense.
Com a entrega, Fred Campos alcança a marca de 19 praças entregues em menos de 1 ano e meio de gestão, reforçando o compromisso da administração municipal com a melhoria dos espaços públicos e da qualidade de vida da população.

A nova Praça do Trabalhador foi projetada para atender diferentes públicos e oferecer um ambiente moderno, seguro e preparado para lazer, esporte e convivência comunitária. O espaço conta com quadra de voleibol, quadra de futsal, arquibancada dupla, área de vivência, gazebo com bancos e mesa em pré-moldado, além de bancos em madeira distribuídos por toda a praça.
A estrutura também possui dois quiosques, banheiros masculino, feminino e adaptado para pessoas com deficiência (PCD), área destinada a atividades físicas, paisagismo e instalação de lixeiras, garantindo mais conforto, acessibilidade e organização para os frequentadores.

Durante a inauguração, o prefeito Fred Campos destacou a importância de seguir investindo em espaços públicos que aproximem as famílias e incentivem o esporte e a convivência social.“Estamos trabalhando todos os dias para transformar Paço do Lumiar. Essa já é a 19ª praça entregue em menos de 1 ano e meio de gestão. A Praça do Trabalhador chega para ser um espaço de lazer, esporte e encontro das famílias do Roseana e de toda a região”, afirmou o prefeito.

Moradores da comunidade acompanharam a entrega e comemoraram o novo espaço, destacando a importância da obra para crianças, jovens e famílias da região.
A entrega da Praça do Trabalhador reforça o ritmo de obras da gestão Fred Campos e o compromisso da Prefeitura de Paço do Lumiar em levar mais infraestrutura, lazer e qualidade de vida para os bairros do município.

O Maranhão precisa de Weverton Rocha no Senado Federal”, diz prefeito Fred Campos

O prefeito de Paço do Lumiar, Fred Campos, foi um dos grandes destaques do lançamento da pré-candidatura do senador Weverton Rocha ao Senado Federal, realizado na manhã desta segunda-feira (25), em uma casa de eventos em São Luís.

Com forte articulação política e grande mobilização popular, Fred liderou a maior caravana entre os municípios presentes no evento, reunindo vereadores, lideranças políticas e apoiadores de Paço do Lumiar. Durante seu pronunciamento, o prefeito foi um dos mais aplaudidos pelo público presente.

O encontro reuniu importantes nomes da política maranhense, entre eles o senador Weverton Rocha, o pré-candidato ao Governo do Maranhão Orleans Brandão, a presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, Iracema Vale, além de vereadores de diversas cidades e quase 100 prefeitos maranhenses.

Durante o evento, também foi anunciado que o empresário Alderico Campos será o primeiro suplente de Weverton Rocha na disputa ao Senado Federal, fortalecendo ainda mais o grupo político presente no encontro.

Em seu discurso, Fred Campos destacou a parceria construída com Weverton Rocha e defendeu a continuidade do trabalho desenvolvido em favor dos municípios do estado.

“O Maranhão precisa de Weverton Rocha no Senado Federal. Weverton conhece a realidade dos municípios, tem diálogo, trabalha e ajuda as cidades a avançarem. Hoje existe um grupo unido, ao lado do governador Carlos Brandão, dos deputados estaduais e federais, trabalhando pelo desenvolvimento do Maranhão. Paço do Lumiar tem recebido investimentos importantes graças a essa união, e esse trabalho precisa continuar chegando para quem mais precisa”, afirmou Fred Campos.

O senador Weverton Rocha agradeceu o apoio recebido durante o evento e destacou a importância da participação das lideranças municipais.

“Recebo esse apoio com muita gratidão e responsabilidade. Quero agradecer de forma especial ao prefeito Fred Campos pela grande mobilização e pelo carinho de Paço do Lumiar. Também agradeço a presença de todos os prefeitos, vereadores e lideranças que estiveram aqui hoje. Seguiremos trabalhando pelo Maranhão, defendendo os municípios e buscando mais oportunidades para o nosso povo”, declarou Weverton Rocha.

O evento marcou mais um importante momento de articulação política no Maranhão, reunindo lideranças de várias regiões do estado em torno da construção de novas parcerias e projetos para o fortalecimento dos municípios maranhenses.

Escola estadual de Paço do Lumiar recebe laboratório de informática entregue pelo Prefeito Fred Campos

O prefeito de Paço do Lumiar, Fred Campos, entregou nesta quinta-feira, 21 de maio, um novo laboratório de informática para a Escola Militar Tiradentes – Colégio Erasmo Dias, localizada no Maiobão. A iniciativa reafirma o compromisso da gestão municipal com o fortalecimento da educação pública e com a ampliação do acesso à tecnologia para os estudantes luminenses.

Embora a unidade de ensino pertença à rede estadual do Governo do Maranhão, o prefeito fez questão de contemplar a escola com um espaço moderno e equipado, demonstrando que investir na educação vai além das responsabilidades administrativas e deve ser uma prioridade coletiva.

A cerimônia de inauguração reuniu o prefeito Fred Campos, vereadores de Paço do Lumiar, o secretário municipal de Educação, professor Fábio Henrique, além de professores, alunos e membros da comunidade escolar.

O laboratório possui mais de 15 computadores conectados à internet, permitindo que os estudantes tenham acesso a aulas, pesquisas e cursos voltados à área da informática, promovendo inclusão digital e preparando os jovens para novas oportunidades acadêmicas e profissionais.

Desde o início da atual gestão, Fred Campos vem ampliando os investimentos em tecnologia educacional. Ao longo do mandato, já foram implantados seis núcleos de informática no município, além de sete salas de informática em escolas da rede municipal de ensino.

A entrega do laboratório na Escola Militar Tiradentes evidencia o compromisso da Prefeitura de Paço do Lumiar em contribuir também com escolas da rede estadual, garantindo melhorias que impactam diretamente no aprendizado dos estudantes e no desenvolvimento da educação no município.
Durante o evento, Fred Campos destacou a importância de investir na juventude por meio da educação e da tecnologia. “Investir na educação é acreditar no potencial da nossa juventude e no futuro da nossa cidade. A tecnologia hoje é uma ferramenta essencial para o aprendizado e para a formação profissional dos nossos estudantes.

Independentemente de ser uma escola municipal ou estadual, nosso compromisso é com os alunos de Paço do Lumiar. Vamos continuar trabalhando para garantir mais oportunidades e uma educação cada vez mais moderna e de qualidade”, afirmou o prefeito.
A entrega do novo laboratório foi comemorada por alunos e professores, que agora passam a contar com um ambiente moderno e estruturado para o desenvolvimento de atividades pedagógicas e capacitação na área da informática.