Um dos grupos mais tradicionais do Maranhão, o Boi Meu Tamarineiro se batizou no último domingo (07), em frente à Igreja de São José de Ribamar. Na mesma noite, foi apresentada ao público a nova indumentária do ano de 2026.
O grupo, que foi fundado em 25 de abril de 1965 por Lucas Evangelista, conhecido como Mestre Bilú, é o primeiro boi de orquestra da Grande Ilha de São Luís e, neste ano, traz como tema ‘Raízes do Munim’.
Conhecido por ter lindas toadas como ‘Deleito em Seus Braços’ e ‘Rosa Amarela’, que ficou bastante conhecida após ser regravada pelo saudoso Papete.
‘Estamos prontos para mais uma temporada junina, com a ajuda de Deus e de São José de Ribamar’, disse Mael Galvão, presidente do Boi.
Além do Meu Tamarineiro, o Boi Lendas e Magias foi o convidado para se apresentar no batizado.
O São João de Paço do Lumiar já tem data para começar e uma grande atração confirmada. O prefeito Fred Campos anunciou nesta semana que a cantora Taty Girl será a responsável por abrir a programação do Arraial do Viva Maiobão, na próxima sexta-feira, dia 5 de junho.
O anúncio foi feito ao lado da vice-prefeita Mariana Brandão e reforça o compromisso da gestão municipal em promover uma das maiores programações juninas da história do município. Ao todo, serão 18 arraiais distribuídos em diferentes regiões da cidade, levando cultura, entretenimento e oportunidades para milhares de luminenses.
As festividades começam oficialmente na quinta-feira, dia 4 de junho, com a realização do Arraial da Pindoba, dando início a uma intensa programação que contará com apresentações de grupos folclóricos, danças juninas, manifestações culturais, gastronomia típica e atrações musicais.
A proposta é descentralizar os festejos, garantindo que diversas comunidades possam vivenciar de perto a tradição do São João maranhense, além de movimentar a economia local por meio da geração de renda para comerciantes, empreendedores e trabalhadores da cultura.
Durante o anúncio, o prefeito Fred Campos destacou a importância da parceria com o Governo do Estado para a realização dos festejos. “Quero agradecer ao governador Carlos Brandão pela parceria e pelo apoio que tem dado ao nosso município. Graças a essa união, estamos realizando um São João grandioso, valorizando nossa cultura e levando alegria para todas as regiões de Paço do Lumiar. Convido toda a população para participar dos nossos arraiais, prestigiar nossas brincadeiras e viver conosco esse momento tão especial da cultura maranhense”, afirmou o prefeito.
A expectativa é que milhares de pessoas participem da programação ao longo do mês de junho, fortalecendo ainda mais as tradições culturais e consolidando Paço do Lumiar como um dos principais destinos juninos da Grande Ilha.
O Governo do Estado do Maranhão mudou a rotina da Avenida Paulista, um dos principais endereços de São Paulo (SP), nesta segunda-feira (4). Grupos maranhenses de Bumba Meu Boi e Cacuriá chamaram a atenção de quem passava pelo vão da Federação das Indústrias (Fiesp) pela beleza, colorido e sons de tambores, matracas, toadas e canções.
A intervenção cultural que cativou o público, marcou o lançamento do São João 2026 fora de casa. O espetáculo ocorreu entre prédios do maior centro urbano do país. Um verdadeiro arraial que comprovou a força da tradição popular.
Presente à ação, o governador Carlos Brandão destacou a iniciativa como forma de divulgação das tradições culturais do Maranhão. “O São João é a nossa riqueza e a nossa tradição. Estamos aqui em São Paulo mostrando as belezas do nosso estado e a nossa cultura com essa diversidade linda. Vamos continuar esse nosso trabalho de divulgação. Nosso São João é muito bonito e precisamos que todos conheçam, por isso estamos nessa divulgação”, destacou.
Durante a ação, os grupos se revezaram em apresentações das danças típicas do maior arraial do mundo no quesito diversidade e beleza. O secretário de Cultura do Estado, Abimael Berredo, ressaltou que ações como esta aumentam o reconhecimento nacional do São João do Maranhão.
“Levar o São João do Maranhão para a Avenida Paulista é colocar nossa maior festa popular na vitrine mais disputada do país. Cada toque do tambor, cada brilho do nosso Bumba Meu Boi naquele lugar de intensa circulação nacional e internacional, é um passo gigante para que o Brasil inteiro reconheça a grandiosidade da nossa cultura. Ações como esta tiram o São João do Maranhão do campo do desconhecido e o colocam no centro do debate cultural brasileiro, exatamente onde ele sempre mereceu estar”.
Intervenção atraiu turistas
Com celulares em ação e aplausos espontâneos, o público acompanhou cada movimento de perto, registrando a alegria das manifestações e se deixando envolver pela experiência.
O angolano Kiangani Kinfuti gostou da surpresa e do convite de conhecer o Maranhão. “Tá muito legal. Gostei, é muito bonito. É a primeira vez que vejo. Tem muita beleza. Será um prazer conhecer.”
Sem conseguir ficar parada, a engenheira civil Raquel Caldas foi contagiada pela magia das origens. “É muito lindo prestigiar a nossa cultura, que é tão rica, colorida e cheia de ritmos. Tive que parar um pouco a minha rotina para prestigiar, a grandeza desta festa. Vamos levar o Maranhão para o mundo!”
Já a aposentada Célia Bastos ficou encantada com as danças típicas. “A impressão que tive é de que o São João do Maranhão é excelente. Tem que trazer mais vezes para cá.”
A iniciativa das Secretarias de Estado da Cultura (Secma), Comunicação (Secom), Turismo (Setur) e Maranhão Parcerias (Mapa) levou ao público paulista um recorte do São João maranhense, que tem a maior duração do país, com mais de 70 dias de festa.
O lançamento do São João do Maranhão ocorreu em Belo Horizonte, Minas Gerais, e, nesta segunda etapa, em São Paulo. No próximo dia 7 de maio, será realizada em São Luís.
Em um dos momentos mais marcantes, os brincantes do Boi de Morros, Bois dos Sonhos e Cacuriá Balaio de Rosas, que participaram da ação, atravessaram a faixa de pedestres ao som das toadas, capturando a atenção até dos motoristas que circulavam pela região.
Com o São João se aproximando, o público poderá novamente desfrutar de uma festa junina que já se tornou parte da história da cidade. O evento, organizado pelo renomado empresário Cláudio Carvalho, será realizado no Pallazo Eventos, localizado em Araçagy, a partir das 20h29.
Entre as presenças ilustres, estarão celebridades como Natália Deodato (Ex BBB), Walério Araújo (estilista das celebridades) e Rayane Fligliuzzi (ex Fazenda, influenciadora digital e namorada do cantor Belo).
A 17ª edição do São João by Cláudio Carvalho promete agitar com uma programação diversificada. Além do tradicional bumba meu boi, o evento contará com apresentações de DJ Bolacha, Ju Carvalho, PP Júnior e Gustavinho, além das participações especiais dos cantores César Martins, Elilma Vasconcelos e Iara Costa.
Para completar a festa, os participantes poderão saborear comidas típicas em barracas e se surpreender com diversas atrações.
“Estou radiante, junto com minha equipe, mais uma edição do Arraial do Cláudio Carvalho. Lembro que, no início, tudo era bem simples e voltado apenas para amigos íntimos. Hoje, celebro 17 anos levando alegria às pessoas e sinto que nosso objetivo foi alcançado: proporcionar felicidade a todos que participam das festas que promovo,” afirmou Cláudio.
O evento promete ser uma verdadeira celebração da cultura junina, reunindo amigos e familiares em um ambiente repleto de tradição e animação.
“Estamos preparando tudo com muito carinho para que as pessoas sintam a magia do São João. A expectativa é de que este ano tenhamos um público ainda maior, reunindo amantes da boa música, da culinária típica e, claro, da alegria que essa festa proporciona,” complementou Cláudio Carvalho.
Com uma combinação perfeita de tradição e modernidade, a 17ª Edição do São João by Cláudio Carvalho promete ser uma noite inesquecível para todos os presentes.
As camisas convite já estão disponíveis para compra na loja Cláudio Carvalho Calçados, com unidades limitadas.
Serviço:
O que: 17 anos do São João by Cláudio Carvalho
Quando: 30 de maio, a partir das 20h29
Onde: Pallazo Eventos, Araçagi
Camisas à venda: Loja Cláudio Carvalho, na Avenida dos Holandeses.
Foi no compasso do pandeirão, no ribombar das matracas e no coro forte da comunidade que o Boi da Maioba foi batizado, abençoado e oficialmente preparado para a temporada 2025. A cerimônia aconteceu na noite desta segunda-feira (23) e transformou a sede do boi, no Viva Maioba, em um verdadeiro mar de gente, cultura e tradição.
E quem teve a honra de ser um dos padrinhos? Ele mesmo, Fred Campos, prefeito de Paço do Lumiar, que recebeu a missão de carregar, com orgulho, a responsabilidade de proteger, fortalecer e espalhar ainda mais longe o nome do Boi da Maioba.
O evento também contou com a presença da vice-prefeita Mariana Brandão, do Secretário de Estado de Assuntos Municipalistas Orleans Brandão, do presidente da Câmara Fernando Feitosa, de vereadores, secretários municipais e de um povo que lotou cada espaço, vibrando, cantando e celebrando aquilo que faz do Maranhão uma terra única: a sua cultura.
E se engana quem pensa que é só um boi. O Boi da Maioba é história viva, é resistência, é identidade. É daqui de Paço do Lumiar para o mundo, levando a força do sotaque de matraca, que ecoa nos terreiros, nas festas e no coração de quem ama o Maranhão.
Zé Inaldo, presidente do Boi, falou com o coração. “O Boi da Maioba não é só nosso. Ele é do povo, da comunidade, de quem ama essa cultura. E hoje, com a benção de Deus, das nossas matracas e dos nossos tambores, recebemos o prefeito Fred Campos como padrinho e toda essa corrente de apoio. Isso é prova de que nossa tradição tá viva, tá forte e vai seguir encantando gerações. Viva a cultura, viva o Boi da Maioba, viva o nosso Maranhão!”
E Fred Campos respondeu à altura, emocionado e comprometido. “O som da matraca não é só música. É resistência, é força, é o grito de um povo que se orgulha de sua história. Ser padrinho do Boi da Maioba é carregar no peito a responsabilidade de proteger essa cultura que atravessa gerações. É ter orgulho de dizer: Paço do Lumiar é berço do maior boi de matraca do Maranhão! Vamos juntos fortalecer nossa cultura, nosso povo e nossa tradição. Viva o Boi da Maioba, viva Paço, viva o Maranhão”, disse o Prefeito.
Foi uma noite mágica. Uma mistura de fé, tradição, música e emoção. E quem esteve presente, viu de perto: quando o som da matraca começa, não tem tristeza que resista, não tem alma que não se arrepie.
O São João de Paço do Lumiar começou fazendo história! Sob a liderança do prefeito Fred Campos, o primeiro final de semana da temporada junina foi um verdadeiro sucesso, reunindo mais de 10 mil pessoas só no Viva Maiobão, sem contar com os arraiais na Sede do município, além de outros pontos da cidade.
Graças à parceria com o Governo do Estado do Maranhão, com apoio do Governador Carlos Brandão, do secretário de Assuntos Municipalistas Orleans Brandão e da vice-prefeita Mariana Brandão, a gestão municipal garantiu uma estrutura de alto nível, com segurança, conforto, diversidade cultural e uma programação que valorizou as tradições e a cultura popular luminense.
Abertura lota o Viva Maiobão
Na sexta-feira (20), o Viva Maiobão foi tomado por uma multidão. A abertura oficial foi marcada por muita cor, alegria e tradição. Subiram ao palco grandes atrações culturais, como Cacuriá do Candinho, Dança Portuguesa Império de Lisboa, Boi de Sonhos, Boi de Ribamar, além dos shows vibrantes de Fernanda Furtado e Bruno Shinoda, que animaram o público até altas horas.
Sábado de tradição, cultura e muita emoção
O sábado (21) foi ainda mais especial. A noite começou com a energia contagiante do Tambor de Crioula Cantoá de São Benedito, seguido pelos bois Brilho do Amanhecer, Upaon Açu, Meu Tamarineiro e o sempre aguardado Boi da Maioba, que emocionou o público com sua tradição centenária. E quem colocou todo mundo pra dançar foi o irreverente Cacuriá 100 Vergonha, que lotou a arena de alegria e descontração.
No mesmo dia, a Prefeitura levou o Arraial Itinerante para a Avenida 10 do Maiobão, fortalecendo as tradições nos bairros e levando cultura para perto das famílias.
A coordenadora do arraial, Lene Rose, celebrou o sucesso. “É uma emoção enorme ver nossa comunidade reunida, prestigiando e valorizando nossa cultura. Nosso grupo de dança country completando 19 anos se apresentando aqui, no nosso bairro, é motivo de muito orgulho. Agradeço muito ao prefeito Fred Campos, que acreditou na gente e segue apoiando a cultura local. Isso faz toda a diferença.”
Domingo de festa dobrada: Sede e Maiobão
O domingo (22) foi marcado por uma maratona de cultura em dois grandes palcos: a Praça Nossa Senhora da Luz, na Sede, e o Viva Maiobão.
Na Sede, o público lotou a praça para acompanhar apresentações de Cacuriá do Candinho, a banda Os Sublimes, Boi Estrela Maior, Dança Portuguesa Império de Lisboa, além dos shows de TH, Balaio de Rosas e o encerramento memorável com o Boi Brilho da Ilha, que emocionou quem acompanhava.
No Viva Maiobão, a programação também não deixou ninguém parado. O público curtiu o Tambor de Crioula Pungar da Ilha, Boi Brilho da Juventude, Banda Gargamel, Thaís Moreno e Banda, Boi de Iguaíba e Boi Lendas e Magias, encerrando o fim de semana com chave de ouro.
A retomada do Arraial da Sede foi um dos pontos altos desta edição e foi celebrada como uma grande conquista para a cultura luminense.
“É uma alegria imensa ver o nosso São João reunindo mais de 10 mil pessoas nesse primeiro final de semana, com segurança, organização, tradição e muita alegria. Agradeço ao nosso governador Carlos Brandão, ao nosso secretário Orleans Brandão e à nossa vice-prefeita Mariana Brandão, que são grandes parceiros da nossa gestão e acreditam no poder da cultura como transformação social. Esse é só o começo! Até julho, a festa continua, com o tradicional Arraial do Viva Maiobão e com vários arraiais itinerantes nos bairros, levando cultura, diversão e valorizando nosso povo. Isso é mais qualidade de vida, mais alegria e mais amor por Paço”, pontuou o Prefeito Fred.
A gestão do prefeito Fred Campos mostra, mais uma vez, que quando há compromisso, responsabilidade e amor pela cidade, o resultado aparece. Paço do Lumiar vive um novo tempo, onde cultura, tradição e desenvolvimento caminham de mãos dadas, fortalecendo a identidade luminense e levando alegria para todos os cantos do município.
O primeiro dia do Arraial da Assembleia, nesta quinta-feira (19), deu o tom do que o público pode esperar nos próximos dias do evento, ou seja, muita alegria, diversão e entretenimento até domingo (22). Presente à abertura da festança, a presidente da Casa, deputada Iracema Vale (PSB), destacou o caráter democrático, social e cultural da festa que fomenta e valoriza a cultura popular do Maranhão e que já se consolidou no calendário festivo do estado.
A chefe do Legislativo maranhense estava acompanhada dos deputados estaduais Davi Brandão (PSB), Wellington do Curso (Novo), Júnior França (PP), Adelmo Soares (PSB) e Ana do Gás (PCdoB); do deputado federal Rubens Júnior (PT) e do prefeito de Bacabal e presidente da Famem, Roberto Costa (MDB).
“O nosso arraial foi pensado com muito carinho para o povo do Maranhão. Além da programação cultural, temos também aqui a geração de renda com os carrinhos do programa Mais Renda e, também, todas as barracas são de instituições filantrópicas. Temos ainda um ambiente inclusivo, seguro e familiar. O Arraial da Assembleia é aguardado pela nossa população e por isso mesmo preparamos tudo com muito amor”, disse Iracema Vale.
Madrinha de 18 manifestações culturais, Iracema Vale, em alguns momentos da festa, subiu ao palco para enaltecer a cultura popular do Maranhão, da qual é admiradora e incentivadora.
“A cultura do Maranhão é diversa, é linda, e junho é um mês maravilhoso, no qual a gente se reconhece na cultura. Então, fico muito feliz, como maranhense que nasceu no mês de junho e que ama a nossa cultura, em promover este arraial enaltecendo nossas manifestações e oferecendo um bom espaço para as famílias se divertirem”, frisou a presidente da Alema.
A deputada também percorreu o terreiro junino montado no estacionamento da Casa cumprimentando o público que a recebeu com demonstrações de afeto e carinho.
“Admiro muito a deputada Iracema Vale e ela tem desenvolvido um excelente trabalho na Assembleia. Este arraial é a prova disto”, disse Fernanda Barbosa que foi ao arraial acompanhada do filho, Cássio, de 10 anos.
Deputada Iracema Vale ladeada por brincantes após apresentação no palco do Arraial da Assembleia
Autoridades
O primeiro dia de programação do Arraial da Assembleia foi prestigiado por deputados estaduais e outras autoridades que puderam apreciar de perto o ambiente e a cultura popular do Maranhão.
“O Arraial da Assembleia é uma iniciativa muito importante, que valoriza a nossa cultura. Nossa presidente Iracema Vale tem feito uma festa linda para todos os servidores da Casa e para o público em geral. A gente fica muito feliz em poder vivenciar uma das melhores épocas do ano aqui no Maranhão e a Assembleia não pode ficar fora desta festa”, destacou a deputada Ana do Gás.
O deputado Davi Brandão também ressaltou a importância do Arraial da Assembleia para a cultura do Maranhão. “Parabenizo a presidente Iracema Vale por essa sensibilidade que ela tem, de aproximar o Parlamento do povo do Maranhão. E esse São João, a cada ano, se torna melhor”, disse.
Deputadas Iracema Vale e Ana do Gás com prefeito de Bacanal, Roberto Costa, e participantes do Arraial da Assembleia
A mesma opinião é compartilhada pelo deputado Wellington do Curso. “Graças a nossa presidente Iracema Vale e os demais deputados, este é um arraial que é feito com muito amor para que todas as famílias maranhenses possam vir, prestigiar comidas típicas, brincadeiras. Este arraial é a cara do nosso povo”.
O deputado federal Rubens Júnior enfatizou que o Arraial da Assembleia já faz parte do calendário social e cultural do Maranhão. “O arraial abriu com chuva de bençãos e sei que teremos muita animação nos próximos dias de festa. Aqui é um espaço para quem gosta de apreciar o São João, assim como eu que adoro comidas típicas. Quero parabenizar a organização, a decoração que tornam esse ambiente tão acolhedor. Parabéns à deputada Iracema Vale”.
Com uma programação vibrante, estrutura de excelência e o compromisso com a valorização da cultura popular maranhense, o Arraial da Assembleia Legislativa foi oficialmente aberto, na noite desta desta quinta-feira (19). A festança segue até domingo (22), reunindo o melhor dos ritmos juninos e das brincadeiras que marcam o tradicional São João do Maranhão. A presidente do Parlamento Estadual, deputada Iracema Vale (PSB), abriu a programação, que iniciou às 17h30 e segue noite adentro.
Sinônimo de tradição e acolhimento, o Arraial da Assembleia disse a que veio logo na abertura do evento, com apresentações de Forró Pé de Serra, Quadrilha Buscapé da Ilha, Bumba Meu Boi d’Itapari, além de danças folclóricas e shows musicais que embalaram o público.
Os renomados grupos de bumba meu boi, como o Nina Rodrigues, Axixá, Upaon Açu, Valente da Ilha e Lendas e Magia marcam presença na primeira noite de festança do Arraial da Assembleia, trazendo todo o encanto e magia da maior manifestação cultural do Maranhão.
A presidente da Alema, Iracema Vale, ressaltou a importância da festa como um espaço democrático de celebração e reforço das raízes culturais maranhenses.
“Nosso São João, a cada ano, fica melhor, cresce, se fortalece e, hoje, é mais do que uma grande festa popular, já que o turismo, a economia e a rede hoteleira também têm sentido a sua força e crescido, impulsionados pelos investimentos feitos pelo nosso governador Carlos Brandão, o que é maravilhoso, pois além da festa, que o povo ama, incentivamos a geração de renda e impulsionamos a economia. Sejam bem-vindos e aproveitem este espaço, que é de vocês, pois estamos na Casa do povo”, afirmou Iracema Vale.
Com mais de dez atrações por noite, o arraial reúne quadrilhas, bois de vários sotaques, danças folclóricas e shows musicais. Assim, o Arraial da Assembleia reafirma, mais uma vez, seu papel como espaço de celebração, cidadania e promoção da cultura maranhense.
Estrutura e conforto – Além da programação, a estrutura do Arraial da Assembleia é outro aspecto positivo muito elogiado pelo público. Com foco no conforto e na segurança do público, a festança conta com estacionamento no Multicenter Sebrae e transporte gratuito por meio de micro-ônibus até o local do arraial. Detectores de metal garantem o controle de acesso, enquanto a segurança é reforçada pelo Gabinete Militar da Assembleia, com apoio da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros.
O espaço é totalmente acessível, acolhendo famílias, crianças, idosos e pessoas com deficiência. A organização reforça que a estrutura foi pensada para garantir uma experiência inclusiva e segura para todos.
O Golden Shopping Calhau vem registrando, nos últimos dias, a presença de um público bastante animado no Arraial Bumba Mais, montado no estacionamento externo do shopping.
Neste ano, o evento conta com a parceria da Rádio Mais FM (99.9) e já passaram pelo palco do Arraial Bumba Mais Golden Shopping Calhau grandes atrações como o Boi de Axixá, Boi da Maioba, Boi da Pindoba, o cantor maranhense Roberto Ricci e ainda farão apresentações nos proximos dias o Boi de Morros, de Maracanã, entre outras manifestações culturais.
A superintendente do Golden Shopping Calhau, Julianna Buzar, na foto com o proprietário da Mais FM, Anderson Galdino, destaca que, o Arraial Bumba Mais é um ambiente ideal para as famílias, oferecendo conforto e segurança para as crianças brincarem à vontade e, até o dia 8 de junho (domingo), sempre a partir das 18h, muitas brincadeiras tradicionais do nosso estado animarão o público. Quem quiser conferir toda a programação dos próximos dias, pode acessar o Instagram @goldenshoppingcalhau.
O prefeito da capital maranhense, Eduardo Braide (PSD), anunciou as primeiras atrações para o São João 2025 organizado pela Prefeitura de São Luís, que ocorrerá na Praça Maria Aragão.
Braide anunciou a cantora Elba Ramalho e a Banda Magníficos, para serem atrações no dia 07 de junho, no Arraial da Cidade.
“Foi aqui que pediram São João raiz? Pois vem aí o São João de São Luís 2025. No dia 7 de junho, o Arraial da Cidade recebe Elba Ramalho e Banda Magníficos pra fazer a Maria Aragão balançar. Quero ver meus filhos dançando xote e forrozinho do jeito que só São Luís sabe fazer!”, anunciou.