Eleições 2022: Pesquisa Escutec aponta Lula na frente de Bolsonaro com larga vantagem

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), segue liderando a corrida pela presidência do país, para 2022. O petista é o primeiro na intenção do eleitorado maranhense e tem larga vantagem sobre o presidente Jair Bolsonaro (PL), que é o segundo colocado. A pesquisa foi divulgada na noite da quinta-feira (30).

De acordo com o instituto, Lula alcançou 56% das intenções de votos dos maranhenses e  Bolsonaro, apenas 21%. Segume Sérgio Moro (Podemos), com 7%; Ciro Gomes (PDT), com 6%; João Doria (PSDB) e Luiz Henrique Mandetta (DEM) com 2% cada; Eduardo Leite (PSDB) com 1% e Rodrigo Pacheco (PSD) não pontuou. Um total de 3% dos entrevistados afirmaram não votar em nenhum destes, e outro 2% não souberam ou não responderam.

O instituto ouviu nos dias 27 a 29 de dezembro 1,4 mil pessoas em 66 municípios das cinco regiões do Maranhão. O intervalo de confiança da pesquisa é de 90% e a margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Rejeição – No quesito rejeição, o cenário se inverte: é o presidente Jair Bolsonaro o mais rejeitado entre os maranhenses. No total, 57% dos entrevistados pelo Escutec disseram não votar nele de jeito nenhum. Já o ex-presidente Lula é rejeitado por apenas 20%. Na sequência, aparecem Ciro Gomes (4%), João Dória (3%), Mandetta (2%), Moro (2%), Eduardo Leite (1%) e Rodrigo Pacheco (1%).

Suspeitos se entregam e polícia liberta reféns em assalto no Turu

Três pessoas foram presos, após uma tentativa de assalto com reféns em uma clínica na Avenida São Luís Rei de França, Turu, em São Luís, na quinta-feira (30). Os assaltantes se entregaram no início da noite após quase quatro horas de negociações com a Polícia Militar.

Ao todo, 16 pessoas foram mantidas reféns pelos criminosos. Por volta das 17h, dez pessoas, entre clientes e funcionários da clínica, foram liberados pelo trio. Os suspeitos mantiveram mais seis pessoas como reféns, até o fim das negociações.

A polícia apreendeu duas armas de fogo e os suspeitos foram encaminhados ao Complexo Penitenciário de Pedrinhas, onde ficarão à disposição da justiça. Esta foi a segunda vez que o local sofreu assalto.

Prefeitos do Maranhão são convocados para XXIII Marcha em Defesa dos Municípios

O presidente da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem) e prefeito de Igarapé Grande, Erlanio Xavier, convocou prefeitos maranhenses a participarem da XXIII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios. O evento, que está sendo retomado pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM), será de 25 a 28 de abril.

Erlanio Xavier avaliou a importância do evento para encaminhamento de pautas importantes das gestões municipais aos poderes Legislativo e Executivo. “A marcha é um marco na luta, debates, apresentação e encaminhamento das pautas municipalistas. No momento em que estão sendo discutidos a reforma tributária e administrativa devemos todos nos envolvermos para obtermos resultados que tenham reflexos positivos nas cidades, a moradia do cidadão”, frisou.

A última edição do evento foi em 2019, antes da pandemia. Na ocasião, a Famem organizou a maior caravana de prefeitos maranhenses da marcha, desde 1998. O evento, que reúne os prefeitos brasileiros, é considerado o maior da América Latina no segmento.

Francimar Melo será novo presidente do PT-MA

O vice-presidente do PT Maranhão, Francimar Melo, vai assumir o comando estadual da legenda, a partir do dia 3 de janeiro, em substituição a Augusto Lobato. Ele ficará na presidência do partido por dois anos, conforme definido pelo diretório nacional. A posse será na sede da legenda, no bairro Cohafuma, às 17 horas.

Natural da cidade de Dom Pedro, Francimar Melo iniciou na militância social, em zonas rurais e áreas quilombolas, assessorando organizações de quebradeiras de coco, no âmbito associativista e cooperativista. Presidiu o PT do municípios em dois mandatos, nos períodos de 2005 a 2009 e 2010 a 2013.

Ele foi vice-presidente da Agência Estadual de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos (MOB), entre 2018 e 2020 e ao sair do cargo, ocupou assessoria especial na Secretaria de Estado de Articulação Política (Secap).

A cerimônia terá presenças de presidentes dos diretórios petistas maranhenses, vereadores, prefeitos, vice-prefeitos, membros dos diretórios estadual e executiva, além de lideranças nacionais do partido. A posse será transmitida virtualmente, na plataforma Zoom.

Mais de 30 internos não retornam ao sistema penitenciário maranhense

A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) informou que, 32 dos 700 internos que foram beneficiados com a saída temporária de Natal, não retornaram ao sistema penitenciário maranhense.

Com isso, somente 668 detentos retornaram e cumpriram o prazo de retorno. Os custodiados que não retornaram e não cumprirem a determinação estão sob pena de regressão de regime e serão considerados foragidos da justiça. Os internos deixaram as unidades na terça (21).

Em nota, a Seap informou que, os internos que não retornaram e não cumprirem a determinação, estão sob pena de regressão de regime e outras sanções previstas na Lei de Execuções Penais (LEP).

Nota:

“A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) informa que dos 700 internos beneficiados com a ‘Saída Temporária de Natal’, que deixaram as unidades prisionais do Estado na terça-feira (21), destes 668 retornaram e 32 não cumpriram o prazo de retorno, sendo 18 deles, do Complexo Penitenciário São Luís. Os custodiados que não retornaram e não cumprirem a determinação estão sob pena de regressão de regime e outras sanções”.

Operação Ano Novo nas estradas maranhenses inicia hoje, 30

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) executa, nesta quinta-feira (30), a Operação Ano Novo 2022. Haverá policiamento ostensivo em locais e horários de maior incidência de acidentes graves e de criminalidade nas rodovias federais que cortam o Maranhão. O objetivo é garantir aos usuários mais segurança e fluidez do trânsito. Os trabalhos seguem até domingo (2).

Segundo a PRF, será dada atenção especial às ações de combate à embriaguez ao volante, fiscalização de ultrapassagens em trechos de pista simples e o controle do excesso de velocidade.

O uso do cinto de segurança, do capacete, dos dispositivos de retenção para crianças e do celular pelo motorista, além de fiscalizações específicas de motocicletas e condições de conservação dos veículos, também estão entre os focos das equipes.

As ações terão, ainda, outros pontos focais, como a fiscalização do tempo de direção e descanso do motorista profissional e o exame toxicológico.

Mais chuvas intensas no Maranhão, alerta boletim climático

O Maranhão vai enfrentar um período de mais chuvas intensas e bem acima da média normal. É o que alerta boletim climático feito por diversos Centros de Meteorologia do Nordeste, que prevê fortes chuvas para a região norte do estado, no primeiro semestre de 2022.

Segundo o boletim, a previsão é de chuvas acima da média histórica, no centro-norte do Brasil, incluindo quase toda a metade oeste da região Nordeste. As águas vão atingir o Maranhão, Piauí e em grande parte, a Bahia.

Para janeiro, fevereiro e março, os volumes de chuva podem exceder 900 milímetros A cidades maranhenses com maior previsão de chuva para o período são Turiaçu, Bacabal e São Luís.

O boletim foi elaborado com a colaboração dos Centros Estaduais de Meteorologia do Nordeste, incluindo o do Maranhão, Ceará, Piauí, Alagoas, Rio Grande do Norte, Pernambuco e Bahia.

Desabrigados

Prevendo o aumento das chuvas, Municípios com histórico de ocorrências de enchentes, por conta do período chuvoso, já recebem atendimento das equipes do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA). Cidades nas regiões em torno dos rios Tocantins, Parnaíba e Mearim já sentem os efeitos das chuvas. Na lista estão Pedreiras, Formosa da Serra Negra, Imperatriz, Benedito Leite. A Defesa Civil, órgão do CBMMA, monitora para prevenção de acidentes e presta auxílio a desabrigados.

 

Velório do cantor Mauríllio acontece em Imperatriz

O corpo do cantor Maurílio, que fazia dupla com Luiza, está sendo velado na manhã desta quinta-feria (30), na Câmara de Vereadores de Imperatriz, cidade onde o cantor nasceu no Maranhão. O artista faleceu na quarta-feira (29) devido a um choque séptico – infecção generalizada que causa falência múltipla dos órgãos. O velório será aberto para visitação do público até o fim da tarde.

O enterro do corpo do cantor está marcado para às 17h, no cemitério São João Batista, em Imperatriz.

Nesta quinta, um voo de Goiânia deve chegar em Imperatriz com parte da família de Maurílio, incluindo a cantora Luiza, com quem formava dupla, além da esposa e da mãe do cantor. Em Imperatriz, o padrasto e a madrinha de Maurílio já acompanham o velório.

A causa da morte do cantor foi um choque séptico, que é uma infecção generalizada e causa falência múltipla dos órgãos, segundo informou médico Wandervam Azevedo. O artista formava dupla com Luiza e se tratava em um hospital de Goiânia.

Corpo de Bombeiros atua no atendimento aos desabrigados pelas chuvas no interior do Maranhão

Municípios com histórico de ocorrências de enchentes, por conta do período chuvoso, já recebem atendimento das equipes do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA). Cidades nas regiões em torno dos rios Tocantins, Parnaíba e Mearim já sentem os efeitos das chuvas. Na lista estão Pedreiras, Formosa da Serra Negra, Imperatriz, Benedito Leite. A Defesa Civil, órgão do CBMMA, monitora para prevenção de acidentes e presta auxílio a desabrigados.

Devido à cheia do Rio Tocantins, em Imperatriz, cerca de 85 famílias estão desabrigadas. Destas, 62 estão em abrigos cedidos pelas prefeituras; e outras 23, consideradas  desalojadas, precisaram se abrigar com parentes e amigos. “Foram iniciados trabalhos para retirada de moradores próximos às margens do rio. O fator complicador é o grande volume de água, que deve ser liberado para os resgates ”, frisa o comandante geral do CBMMA, coronel Célio Roberto de Araújo.

A situação em Imperatriz é a que requer mais atenção. O nível do Rio Tocantins chega perto dos nove metros acima do normal – 8,64. Em Benedito Leite, onde a cheia do Rio Parnaíba deixou residências submersas. Em Pedreiras, que já está sob monitoramento dos Bombeiros, por conta da cheia do Rio Mearim e todo ano, no período de chuvas, sofre com as enchentes. Formosa da Serra Negra soma quatro famílias desabrigadas e que estão sendo assistidas pelos Bombeiros.

O comandante Célio Roberto alerta para aumento do nível do Rio Tocantins, devido à continuidade das chuvas, mas, garante que o planejamento seguido tem dado resultados e possibilitado o resgate seguro das pessoas. “Estamos com a situação controlada para poder fazer o deslocamento das famílias, sem grandes riscos. Não há É um desconforto para as famílias, por deixarem seu lar, mas, não há motivos para preocupações. O Governo, por meio do Corpo de Bombeiros, está trabalhando para garantir a segurança da população ribeirinha”, afirmou o comandante dos Bombeiros.

Apoio na Bahia

Sobre de bombeiros maranhense, no apoio aos municípios que tiveram prejuízos com as chuvas na Bahia, o comandante Célio Roberto informou que 16 militares da corporação estão atuando para minimizar os desastres e no acolhimento de pessoas. Ao menos 19 cidades da região foram atingidas por temporais. “Foi uma orientação do governador Flávio Dino e nosso intuito é servir, seja onde for preciso. Nossas equipes permanecem na Bahia, reforçando o trabalho para reduzir os prejuízos das vítimas”, destacou. São cerca de 4,2 mil desabrigados e mais de 11,2 mil desalojados no estado.

Federação é alternativa para vitórias em 2022, aponta Márcio Jerry

O secretário de Estado das Cidades e Desenvolvimento Urbano, Márcio Jerry (PCdoB), falou do interesse do partido na união com outras legendas. Em entrevista à emissora de tv local, nesta quarta-feira (29), ele, que preside o PCdoB estadual, disse apostar na estratégia da federação partidária para que o partido alcance vitórias nas eleições 2022. Jerry reconhece que a federação é  uma possibilidade viável para as esquerdas.

“Estamos no debate, mas, não é algo simples, pois envolve a diversidade imensa do nosso Brasil. Precisamos buscar um entendimento que atenda ao projeto nacional de cada partido e respeite as especificidades regionais”, enfatizou. O presidente do PCdoB disse apostar em algumas federações que se mostram possíveis, a exemplo do PT, PSB, PSOL, Rede, Cidadania e Solidariedade, mas, definições, só em janeiro.

“Estamos protagonizando este processo para que os partidos possam ter essa forma nova, democrática e importante de coligações”, avaliou Márcio Jerry.