Começou a Festa de São Marçal no bairro João Paulo, em São Luís. Nas primeiras horas da manhã desta sexta-feira (30), com o sol já aquecendo a cidade, o som das toadas ecoou na avenida que leva o nome do santo. Nesta data, 30 de junho, é o dia de São Marçal, que é marcado pela passagem de grupos de bumba meu boi no tradicional bairro ludovicense.
A coordenação da Festa de São Marçal informou que 22 grupos de bumba meu boi de sotaque de matraca de São Luís confirmaram presença no encontro de hoje. A festança ocorre o dia todo e tem previsão para se encerrar às 23h.
Intervenções
A Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) realiza intervenções de trânsito durante o Festejo de São Marçal, no João Paulo, nesta sexta.
As ações começaram ainda na noite dessa quinta-feira (29) e seguem até às 23h59 da sexta-feira (30) com o uso de cavaletes, condões, cones ou similares, com apoio e orientação dos agentes de trânsito, em locais estratégicos, e vão incluir as avenidas e locais de referência: avenidas São Marçal (próximo à Feira do João Paulo), Getúlio Vargas (próximo ao Curso Wellington) e Kennedy (próximo ao Colégio Gonçalves Dias).
As interdições incluem também as ruas transversais dessas avenidas e vão ocorrer da seguinte forma: para condutores que se deslocam no sentido Bairro-Centro, pela Avenida São Marçal, a SMTT informa que o trânsito será desviado acessando o bairro Jordoa, pela Rua Frei Caneca, acessando à Rua 05 de Janeiro, até o Elevado Alcione Nazaré, seguindo pela Avenida dos Franceses, com destino ao Centro da cidade.
Já para condutores que seguem no sentido Centro-Bairro, pela Avenida Kennedy, o fluxo será desviado para a Rua Armando Vieira da Silva (em frente ao Colégio Gonçalves Dias), seguindo em direção à Avenida Getúlio Vargas, onde haverá interdição, próximo ao Curso Wellington. Sendo assim, os condutores deverão trafegar pela Avenida dos Franceses.
Acessos
Avenida São Marçal e regiões vizinhas sofreram alterações no trânsito. (Foto: Paulo Soares/Grupo Mirante)Avenida São Marçal e regiões vizinhas sofreram alterações no trânsito. (Foto: Paulo Soares/Grupo Mirante)
Veículos militares, de bombeiros, polícia, serviços públicos essenciais e ambulância, terão acesso livre, mas precisam atender às orientações dos agentes. A mesma recomendação vale para moradores da área interditada, que serão devidamente identificados. Já para os veículos de carga e descarga, o acesso aos locais interditados foi permitido até às 22h dessa quinta, normalizando a partir do fim do evento.
Os ônibus do Sistema de Transporte Coletivo de São Luís, que circulam pelo João Paulo, terão os itinerários modificados de acordo com os desvios programados, até o fim das festividades na avenida São Marçal.
Fonte: Imirante