Iracema Vale participa da II Conferência Estadual da Mulher Advogada em São Luís

A presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputada Iracema Vale (PSB), participou, nesta quarta-feira (30), da abertura da II Conferência Estadual da Mulher Advogada, promovida pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/MA), em São Luís. Com o tema “O mercado jurídico contemporâneo – perspectivas e oportunidades na advocacia”, o evento conta com palestras, estandes e exposições.

“Estou muito honrada em estar aqui e, embora não seja advogada, seja enfermeira de formação, reconheço a importância do protagonismo feminino em todos os espaços de poder. As mulheres conquistaram o seu espaço no jurídico, mas ainda é necessária muita luta para o alcance da igualdade de gênero no ambiente de trabalho”, afirmou Iracema Vale.

O presidente da OAB/MA, Caio Saraiva, garantiu que seguirá com um olhar atuante em defesa das mulheres advogadas. “Conquistamos importantes avanços, mas ainda temos muitos desafios pela frente. Como homem, enfatizo que não chegaria onde estou se não fossem as mãos de grandes mulheres. O protagonismo feminino é fundamental e estou engajado nessa luta”.

Iracema Vale e demais autoridades na mesa de abertura da II Conferência Estadual da Mulher Advogada

Já a vice-presidente da entidade, Tatiana Costa, ressaltou a importância da paridade de gênero na advocacia. “Muitas mulheres passaram na frente e abriram o espaço que temos hoje. Então, que possamos continuar abrindo esse espaço para muitas outras e, juntos, homens e mulheres, possamos caminhar na ordem maranhense e na busca pela justiça”, afirmou.

Na solenidade, também estiveram presentes a secretária de Estado da Mulher, Abigail Cunha; a presidente da Comissão Nacional da Mulher Advogada, Cristiane Damasceno; o procurador-geral de Justiça, Eduardo Nicolau; o coordenador de Comunicação do Conselho Federal da OAB, Thiago Diaz, entre outras autoridades. A II Conferência Estadual da Mulher Advogada será encerrada nesta quinta-feira, com vasta programação.

Presidente Iracema Vale destacou, durante o evento, a luta e os avanços alcançados pela mulher na área jurídica

Fonte: Alema

Câmara de São Luís discute nesta quinta a LDO 2024

A Câmara Municipal de São Luís discute nesta quinta-feira, em audiência pública, o projeto que trata da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) referente ao exercício financeiro 2024. A matéria foi encaminhada para a Casa pela Prefeitura de São Luís e já deveria ter sido apreciada no primeiro semestre.

A expectativa é de que o projeto avance e seja aprovado nas próximas semanas.

A audiência que terá participação presencial, com transmissão ao vivo pelo canal da Câmara no YouTube, está marcada para iniciar às 14h e pontuará a abertura do prazo para o envio de sugestões populares ao projeto.

O evento deve ocorrer em cumprimento à Lei de Responsabilidade Fiscal e será conduzido pelo presidente da Comissão de Orçamento e Planejamento (COFPPM), Raimundo Penha (PDT).

Para participar do ato, foram convidados representantes das Secretarias Municipais de Planejamento, Administração e da Fazenda. Na audiência, eles vão apresentar o projeto e detalhar questões sobre a legislação tributária, renúncia fiscal, metas e riscos fiscais e os critérios usados para enfatizar quais são as prioridades.

A LDO é uma proposta elaborada pelo Executivo com metas de gastos, prioridades e despesas da administração pública para o próximo ano, que serve como base para a elaboração da LOA (Lei Orçamentária Anual).

A proposta em tramitação para 2024 – que traz as diretrizes para que o orçamento seja elaborado – mostra uma previsão de receita estimada em torno de R$ 4,9 bilhões, sendo que R$ 3,2 bilhões são transferências correntes.

PDT tira Osmar e coloca de volta Penha na direção municipal


O PDT de São Luís está de novo sob o comando do vereador Raimundo Penha. A decisão, que retirou o deputado estadual Osmar Filho da presidência municipal da legenda, foi da direção nacional e ocorreu na semana passada. E são, pelo menos, dois motivos para esta mudança.

A primeira é o próprio desconforto de Osmar Filho diante da postura cada vez mais incisiva de oposição do senador Weverton Rocha, presidente estadual do PDT, em relação ao governador Carlos Brandão (PSB).

Osmar Filho é da base aliada do comandante do Palácio dos Leões e as críticas do senador tem deixado o deputado estadual, de certa forma, em situação desconfortável. Até junho deste ano, Osmar não se preocupava com isto, porque Rocha se mantinha tímido em relação ao governo maranhense.

Outro motivo é a própria sobrevivência do PDT em São Luís. O partido já sabe que vai perder dois vereadores (Nato Júnior e Pavão Filho) ficando somente Raimundo Penha para a disputa proporcional em uma eleição que cada chapa terá até 32 candidatos, que precisam ter potenciais de votos para garantir vaga na Câmara Municipal.

E para formar um partido forte para a disputa proporcional em 2024, o PDT precisa estruturar suas bases e Osmar Filho não vinha fazendo isto. Ele estava ocupado com outros “afazeres” da vida política. A Assembleia Legislativa e também o seu grupo político em Cajari, onde a sua mãe foi prefeita e o pedetista deve lançar candidato aliado.

Osmar deixou o PDT de São Luís largado e Raimundo Penha, que estava como presidente municipal até novembro do ano passado, precisará focar na organização da legenda para sobrevivência da sigla e a sua no legislativo municipal.

Além de ser forte para o pleito de vereador, Weverton Rocha já deixou claro que quer um PDT forte para conseguir sentar à mesa de negociações para o apoio na eleição para a Prefeitura de São Luís.

Fonte: Imirante

Maura Jorge tem 62,3% em Lago da Pedra, mostra pesquisa


Pesquisa do instituto Premier realizada na cidade de Lago da Pedra e divulgada nesta quinta-feira, 31, mostra que a prefeita Maura Jorge lidera com folga a disputa pela reeleição.

Segundo o levantamento, ela tem quase três vezes o percentual do segundo colocado, Samuel Jorge.

Veja os números:
Maura Jorge – 62,3%
Samuel Jorge – 22,8%
Mauro Jorge – 8,2%
Hilário Neto – 6,7%

O instituto Premier ouviu 800 eleitores, entre os dias 27 e 29 de agosto. A margem de erro da consulta é de 3,4 pontos percentuais, para mais ou para menos.

Fonte: Gilberto Léda 

Iracema Vale discute movimento “Sem FPM não dá” com comitiva de prefeitos

A presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputada Iracema Vale (PSB), reuniu-se, na tarde desta quarta-feira (30), com uma comitiva de prefeitos e com o presidente da Federação dos Municípios do Estado (Famem), Ivo Rezende, para discutir sobre a crise financeira enfrentada pelas administrações municipais devido à diminuição do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

Eles integram o movimento “Sem FPM não dá, as prefeituras vão parar”, que tem o apoio da Confederação Nacional dos Municípios (CNM).

“Estamos orgulhosos de ver representantes do Maranhão com essa preocupação e engajados nessa luta. A redução do FPM tem um impacto profundo nos orçamentos municipais e as prefeituras e a população precisam desses recursos. O desejo do Legislativo maranhense é que essa situação se resolva rápido e da melhor forma”, afirmou Iracema Vale.

A parlamentar ressaltou, ainda, que o FPM é calculado com base na taxa populacional de cada cidade e que é a principal fonte de receita para sete de cada dez municípios no país. “É lá onde o cidadão vive e onde os serviços acontecem, por isso é tão importante”, frisou.

Presidente Iracema Vale, deputados e prefeitos integrantes do movimento “Sem FPM não dá, as prefeituras vão parar”

Para o presidente da Famem, Ivo Rezende, a união da classe política do Maranhão em benefício do municipalismo é fundamental. “A nossa presidente do Poder Legislativo já foi prefeita e vereadora, portanto, sabe da importância dos investimentos nos municípios para que haja desenvolvimento. Estamos confiantes que vamos ter um resultado exitoso”, afirmou.

Também estiveram presentes na reunião os deputados estaduais Francisco Nagib (PSB), Roberto Costa (MDB), Dr Yglésio (PSB), Éric Costa (PSD) e Antônio Pereira (PSB).

TSE cassa mais duas chapas de vereadores do Maranhao por fraude à cota de gênero


O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) reformou, por unanimidade, nesta terça-feira, 29, dois acórdãos do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão para reconhecer fraude à cota de gênero praticada no lançamento de candidaturas fictícias para o cargo de vereador nos municípios de Timon e Governador Nunes Freire. Os crimes eleitorais foram cometidos pelo Republicanos e pelo Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), respectivamente, nas Eleições 2020.

No julgamento de hoje, os ministros entenderam que houve descumprimento à regra da chamada cota de gênero, prevista na Lei nº 9.504/1997. O artigo 10, parágrafo 3º, estabelece o percentual mínimo de 30% e o máximo de 70% para candidaturas de cada sexo nas eleições para a Câmara dos Deputados, a Câmara Legislativa, as assembleias legislativas e as câmaras municipais.

Em ambos os casos, acompanhando o entendimento dos relatores, o Plenário deu parcial provimento aos recursos para julgar parcialmente procedentes os pedidos, sendo determinada a cassação dos diplomas dos candidatos vinculados ao Demonstrativo de Regularidade dos Atos Partidários (Drap) do Republicanos e do PTB no pleito nos respectivos municípios. Além disso, os ministros determinaram a nulidade dos votos recebidos pelas legendas, com os devidos recálculos dos quocientes eleitoral e partidário.

Timon

No caso do município de Timon, os ministros do TSE analisaram recursos contra acórdão do TRE-MA que julgou improcedentes os pedidos de uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (Aije) ajuizada por Edmar das Chagas Correia contra Francisco Helber Costa Guimarães e outros. Segundo o recorrente, o Republicanos lançou as candidaturas de Maria Amélia Soares dos Santos Borges e de Eloide Oliveira da Silva de forma fictícia, uma vez que ambas tiveram os registros indeferidos e o partido não tomou providências para substituí-las.

Edmar e o MP Eleitoral entraram com recurso no TSE. Segundo os autos, antes da apresentação dos registros de candidatura, já estava constatada a inviabilidade jurídica das duas mulheres de postularem ao cargo. No caso de Eloide, não houve comprovação de escolaridade para o registro. Já Maria Amélia não apresentou a quitação eleitoral em razão de ter tido as contas da campanha de 2016 julgadas como não prestadas.

Governador Nunes Freire

Já no município de Governador Nunes Freire, Jean Costa Sá ajuizou Ação de Impugnação de Mandato Eletivo (Aime) contra Felipe Silva de Alencar e outros, apontando fraude à cota de gênero no Drap do PTB local. Segundo a acusação, Alfrisa Cardinale Araújo Carvalho foi lançada candidata apenas para alcançar o percentual mínimo de pessoas de cada gênero exigido pela lei.

De acordo com o voto do relator do caso, ministro Benedito Gonçalves, o quadro fático do acórdão permite concluir que a candidatura de Alfrisa “teve como único fim burlar a regra da exigência mínima de cada gênero”.

Othelino é alternativa de Dino em caso de anulação de eleição na ALEMA


A possibilidade de anulação da reeleição da presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, Iracema Vale (PSB), é considerada como real pelo grupo do ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino (PSB).

Tanto que o seu entorno já trabalha com a possibilidade de o deputado estadual Othelino Neto (PCdoB) deixar o governo Carlos Brandão (PSB) – onde é secretário da Representação Institucional do Maranhão em Brasília – para reassumir o mandato caso haja decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) pela invalidação do pleito antecipado que reconduziu Vale ao cargo.

Uma ação contra a reeleição tramita na Suprema Corte, a pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR).

A movimentação dos dinistas é mais um indício de que a relação entre governador e ex-governador não anda tão bem assim quanto tentam fazer parecer alguns membros dos dois grupos.

Braide inicia reforma por Semad e PGM; Bruno Duailibe agradece em carta


Como havia antecipado o Blog do Gilberto Léda, o prefeito de São Luís, Eduardo Braide (PSD), começou a implementar, na tarde desta quarta-feira, 30, uma ampla reforma administrativa.

As primeiras mudanças foram anunciadas na Secretaria de Administração (Semad), e na Procuradoria-Geral do Município (PGM).

“Mariana Miranda deixa a SEMAD e assume a Escola de Governo. Octávio Soares deixa a Secretaria Adjunta da SEPLAN e assume a Secretaria Municipal de Administração”, apontou o gestor.

Na PGM, sai Bruno Duailibe, que assumirá a Assessoria Técnica da Secretaria de Governo, e assume a procuradora Valdélia Campos.

Bruno Duailibe ao lado de Valdélia Campos na PGM. Na saída, Duailibe escreveu uma carta de agradecimento ao prefeito, que continuará assessora, agora em outro cargo.

Iracema Vale entrega Carrinho do Mais Renda para vendedora que comercializa lanches em frente à Assembleia Legislativa

A presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, Iracema Vale (PSB), ao lado de Roberto Costa (MDB) e Wellington do Curso (PSDB) realizaram a entrega do carrinho do Mais Renda à vendedora de Café e Lanches,  Rosângela Maria Trindade, que comercializa em frente a sede do legislativo estadual. A entrega aconteceu na manhã desta quarta-feira (30).

“A gente solicitei ao nosso secretário de Desenvolvimento Social, Paulo Casé, que engajou Morena no programa Mais Renda, onde ela recebeu capacitação, recebeu toda paramentação. Hoje nós estamos aqui, contemplando ela com um carrinho do Mais Renda, para que ela melhore a qualidade do serviço e atenda, como ela sempre atendeu, com todo o carinho os nossos servidores da Casa e as pessoas que passam por aqui. A gente está muito feliz e agradecida ao governador, à Paulo Casé e aos nossos 42 deputados da Casa que apoiam o trabalho da Morena”, disse Iracema Vale.

A vendedora agradeceu o beneficio e a atenção voltada pela Casa Parlamentar. “Eu cheguei aqui está com um ano e 7 meses. Graças a Deus estou aqui com vocês”, disse Dona Rosângela Maria Trindade, a Morena.

Brandão está de volta ao Governo

O governador do Maranhão, Carlos Brandão (PSB), está de volta ao comando da administração estadual após as férias de 12 dias. Brandão voltou ao Brasil nesta terça (29), e cumpriu agenda em Brasília, onde participou de reunião que tratou sobre Reforma Tributária.

Carlos Brandão usou as redes sociais, nesta quarta (30), para anunciar que os próximos dias serão de entrega de obras e serviços, em comemoração ao aniversário de São Luís. O governador aproveitou para agradecer o trabalho desempenhado pelo vice-governador Felipe Camarão (PT), neste seu período de férias.

“Estamos de volta e vamos entregar, nos próximos dias, obras e serviços em comemoração ao aniversário de 411 anos de São Luís e também para os demais municípios. Agradeço ao Felipe Camarão, que esteve à frente do Governo do Maranhão, e seguimos na missão de um Maranhão melhor para todos”, disse Brandão, nas redes sociais.