“Lealdade e palavra são importantes na vida do político”, afirmou Carlos Brandão, em coletiva onde confirma sua pré-candidatura ao Governo

“Foi um momento decisivo para o Maranhão, em que foi anunciado meu nome como candidato oficial desse grupo político, liderado pelo governador Flávio Dino. Temos o compromisso de dar continuidade a esse trabalho que está sendo realizado pelo governador. Lealdade e palavra são coisas muito importantes na vida do político”, afirmou o vice-governador Carlos Brandão, em coletiva, na noite desta segunda-feira (31). Ele referia à reunião com os partidos da base governista, na qual tem apoio da maioria.

Lembrou que, em três décadas de vida pública consolidou seu nome com trabalho, vasta experiência e transparência. “Conquistei nesses anos algo muito importante. Sou ficha limpa, não tenho processo na justiça. O Maranhão estará nas mãos de uma pessoa que quer o melhor para o nosso estado e para nossa população”, enfatizou.

Brandão anunciou o apoio do PT estadual e que a posição será mantida a nível nacional. E sobre filiação partidária, confirmou a saída do PSDB. “Não havia ambiente para ficar em um partido com um candidato a presidente e apoiando um outro nome. Não me sentiria confortável e por isso, tenho que ir de braços abertos para o nosso campo. Por isso, sairei do PSDB para me filiar ao PSB”, anunciou.

PSOL e Rede reúnem para discutir federação

As direções estaduais do PSOL e do Rede iniciaram debate sobre formar uma federação no Maranhão. Essa união já é construída a nível nacional. O PSOL também estar dialogando com o PCdoB.

Estiverem presentes ao encontro,pelo PSOL o presidente estadual e pré-candidato a governador, Enilton Rodrigues, a pré-candidata à senadora e dirigente estadual, Antônia Cariongo, o advogado Nonnato Masson, o ex-candidato a governador e dirigente estadual, Odivio Neto; e pela Rede, os dirigentes estaduais Breno Ribeiro e Sidney Nunes.

As legendas têm em comum a prioridade para a eleição proporcional, para que possam contribuir com a superação da cláusula de barreira e eleger sua primeira bancada na Assembléia Legislativa. Com a federação confirmada, a Rede deve indicar o vice governador de Enilton Rodrigues (PSOL).

“Nossa primeira reunião formal com a direção estadual da Rede foi muito importante. Esta abertura de diálogo e troca de impressões sobre o cenário eleitoral de 2022, ajuda muito a traçar os próximos passos na construção de nossa chapa proporcional e no fortalecimento de nosso projeto. Vamos fazer uma nova reunião  para continuar o diálogo, enquanto a federação é fechada pelas direções do PSOL e Rede”, informou Enilton Rodrigues.

O próximo encontro está previsto para fevereiro.

São José de Ribamar:Mudança na totalização de votos não altera quadro de vereadores

Decisões definitivas da Justiça Eleitoral sobre processos de registro de candidatura das eleições de 2020, resultaram na recontagem dos votos de vereadores, em São José de Ribamar para vereador. A recontagem dos votos foi realizada na última semana, pelo juíz da 47ª zona eleitoral do município.

O então candidato a vereador, Wellington Silva Batalha, obteve 626 votos, até então não computados. Com a medida da justiça, ele passa a ser o primeiro suplente do seu partido na Câmara. Batalha substitui Jamys Gualhardo que, com 526 votos, passou a ser o segundo suplente.

Aguardam ainda julgamento os candidatos Valdeir Reis Pereira Seguins, que obteve 442 votos; e Sidney Esperança, com 141 votos. Ambos concorreram pelo PDT e tiveram suas candidaturas pendentes pela Justiça Eleitoral, após constatadas irregularidades. Caso um dos dois tenha os votos validados, a nova recontagem poderá modificar a composição do legislativo ribamarense.

Base governista reúne para confirmar representante nas eleições

O nome do vice-governador Carlos Brandão (PSDB) será confirmado como representante da base de partidos que apoiam o governador Flávio Dino (PSB), em reunião marcada para a noite desta segunda-feria (31).

O momento é esperado pelos aliados e também, por outras legendas, que, com a confirmação, poderão definir rumos a tomar para o pleito eleitoral deste ano.

O tucano vem sendo defendido pelo governador, desde o dia do anúncio, feito há dois meses. Agora, deve-se apenas reforçar essa decisão e formular estratégias para alavancar, ainda mais, o nome de Brandão.

O governador se mostra confiante com a certeza de ter feito a melhor escolha para a base de partidos aliados. Brandão é histórico do grupo, fiel às propostas de governo que vêm sendo implementadas e mostrou que esse continuará sendo o caminho a seguir. O foco é a união partidária e que se manterá com ele.

A reunião desta noite dirá.

Imperatriz: Loteamento Colina Park é embargado pela justiça

A 2ª Vara da Fazenda Pública de Imperatriz decidiu embargar, judicialmente, o loteamento Colina Park, que fica às margens da BR-010. O residencial é uma das áreas mais afetadas pela recente cheia do rio Tocantins.

Está proibida a abertura e comercialização de novos lotes do empreendimento. Também está vetada a veiculação de propagandas que promovam a comercialização do residencial, a venda de lotes por meio de contrato ou de sessão gratuita e a alteração em qualquer lote do empreendimento.

A justiça exige, ainda, que a empresa responsável pelo Colina Park apresente um plano de recuperação de área alagada e que faça a suspensão do pagamento para moradores que não possuam lotes quitados.

Cerca de 200 moradores do residencial deixaram as casas, por conta das enchentes.

Vacina 100% brasileira contra a Covid-19 está em fase final

Fabricada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) com todos os insumos produzidos no Brasil, a vacina da AstraZeneca está em fase final de desenvolvimento. A previsão é que os primeiros lotes sejam entregues em fevereiro.

O imunizante é resultado de contrato de transferência tecnológica entre a Fiocruz e o consórcio formado pela Universidade de Oxford e a farmacêutica AstraZeneca.

Os primeiros lotes produzidos no Brasil pela fundação usaram ingrediente farmacêutico ativo (IFA) enviado pela China. Mas, houve atrasos o que despertou para a importância de se concretizar a produção do IFA no Brasil.

A Fiocruz montou as estruturas de produção do IFA, realizou testes e agora, está concluindo o processo de desenvolvimento da vacina totalmente nacional. O IFA é formado por vírus e células.

Após o processo de controle de qualidade e atestada a garantia da segurança e eficácia, a vacina é autorizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e enviada ao Ministério da Saúde para distribuição aos estados e municipais.

Pesquisa aponta deputados federais mais atuantes do Maranhão

O deputado federal Rubens Pereira Júnior (PCdoB) foi o mais atuante em 2021. É o que diz levantamento realizado no site oficial da Câmara dos Deputados. Entre projetos de lei, projetos de lei complementar e propostas de emenda à Constituição, o parlamentar apresentou 28 matérias legislativas no ano, desde que retornou ao mandato, no segundo semestre.

De acordo com Rubens Júnior, seu mandato tem a marca da produtividade mirada no interesse da população. “Estou feliz com o resultado do trabalho. Fui eleito para trabalhar pelo povo maranhense, que enxerga esperança na minha jornada. O resultado não é um mérito, mas sim o cumprimento das minhas obrigações”, disse. “É preciso ter sempre a consciência do nosso papel institucional dentro do parlamento nacional, que é a casa do povo”, completou.

 

Como membro titular da Comissão de Constituição de Justiça e de Cidadania (CCJC), Rubens teve atuação decisiva no que veio se tornar a Emenda Constitucional nº 112/21, que garante – a partir de 2022 – mais recursos a todos os municípios do Brasil por meio do Fundo de Participação dos Municípios. Ele também presidiu audiências públicas e reuniões do grupo responsável pelos estudos de modernização do regimento interno da Casa.

O segundo lugar do ranking é ocupado pelo deputado Hildo Rocha (MDB), com 14 proposições; em terceiro, Cleber Verde (Republicanos), com 10 propostas. Em quarto lugar, figuram os deputados Aluísio Mendes (Podemos), Gastão Vieira (Pros) e João Marcelo (MDB). A lista também revela que deputados como Júlio Lourenço não apresentou nenhum projeto de lei.

O levantamento completo pode ser acessado no link: https://bit.ly/341G8Ye.

RibAmar Cidade em Obras avança na cidade balneária

A prefeitura de São José de Ribamar continua intensificando as ações do RibAmar Cidade em Obras. Nesta semana, foi dada a largada para a pavimentação de 2km em bloquetes no bairro São José dos Índios. As máquinas já atuam com terraplanagem na Rua do Campo e homens já executam a pavimentação na Rua Madalena Monroe. Além do bloqueteamento, as ruas da comunidade já recebem meio-fio e sarjeta.

Como prevenção a possíveis transtornos que possam ser causados pelas chuvas, a prefeitura atua na desobstrução dos canais que cortam a cidade, com destaque para o Canal do Zé Vaqueiro, no Jota Câmara, que já está desobstruído.

O RibAmar Cidade em Obras atua com execuções na educação. A reforma e ampliação da Escola Municipal Leda Tajra entraram em fase de conclusão. Em poucos dias, a escola será entregue aos ribamarenses. A construção da creche da Vila São Luís está bem adiantada e a escola do Residencial Nova Terra começa a ganhar forma.

O programa também garante limpeza. A Avenida Norte e as transversais que cortam a via passam por uma mega ação de capina, roçagem e limpeza de sarjetas. Além disso, a drenagem na Rua Salustiano de Brito, no Moropoia, vai resolver um problema de alagamento crônico e trazer qualidade de vida aos moradores da região.

Foi adiado para dia 22 de fevereiro, o início do ano letivo de 2022 na rede municipal de ensino de São Luís. A medida é da Secretaria Municipal de Educação (Semed), anunciada nesta sexta-feira (28). De acordo com a pasta, o motivo é o aumento dos casos de Covid-19 e das síndromes gripais.

O retorno presencial das atividades estava previsto para o dia 1º de fevereiro. A Semed afirmou que o ano letivo de 2022 será cumprido e o adiamento é visto como necessário para a segurança da comunidade escolar

A medida veio após reunião entre Semed, Sindicato dos Profissionais do Ensino Público Municipal (Sindeducação) e o Ministério Público do Maranhão (MP-MA).

Aprovado uso e venda de autoteste para Covid-19

 

Foi aprovado, por unanimidade, o uso e venda, no Brasil, dos autotestes para detecção de Covid-19. A decisão saiu após reunião da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), realizada nesta sexta-feira (28). A medida será publicada uma resolução com requisitos para que empresas interessadas em vender os autotestes em farmácias peçam registro dos produtos.

Porém, os autotestes não estarão disponíveis de imediato, pois, para que cheguem às farmácias, cada produto, de cada fabricante ou importador, deve ser aprovado, individualmente, pela Anvisa e após análise de ampla documentação.

Entre os critérios está que os autotestes tenham informações claras para o público leigo, sobre como colher adequadamente o material biológico e fazer o exame. Os produtos devem ter ainda sensibilidade de 80% ou mais ao coronavírus e no mínimo, 97% de condições de detecção do vírus.

A aprovação ocorre após envio de informações pelo Ministério da Saúde, a pedido da Anvisa. Em janeiro, a agência solicitou esclarecimentos sobre a inclusão do autoteste nas políticas públicas de testagem para Covid-19.